Embrapa inaugura um canal de rádio web com apoio da RNP

Categoria
- 03/05/2017

A parceria entre a RNP e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem gerado bons frutos. Após a implementação do fone@RNP em 25 unidades da instituição, a RNP viabilizou o lançamento da Rádio Embrapa, chamada ProsaWeb, com programação 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O anúncio aconteceu na cerimônia de comemoração dos 44 anos da Embrapa, realizada no dia 27/4, em Brasília.

A ProsaWeb é a primeira rádio web disponibilizada nos serviços da RNP. Hoje, ela pode ser ouvida a partir do site da Embrapa ou do portal de vídeo digital da RNP (Vídeo@RNP). A rádio da Embrapa usa a mesma Rede de Vídeo Digital dos serviços de Vídeo Sob Demanda, Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV. “É uma satisfação para a Embrapa ser a pioneira na plataforma de rádio web disponibilizada pela RNP. Nosso objetivo com esse canal é ampliar o relacionamento com as instituições clientes da organização e com a sociedade de maneira geral. A ambiente web nos proporciona mais dinamismo e agilidade na divulgação das informações, além de alcançar o país e o mundo”, destacou a gerente de Comunicação da Embrapa, Selma Lucia Beltrão.

O diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes, gravou uma declaração para apresentar a Rádio ProsaWeb na cerimônia de aniversário da Embrapa e apontou o diferencial desse veículo como canal de comunicação com a população. “O ProsaWeb é uma nova ferramenta de comunicação que vai permitir à Embrapa levar mais informação e conhecimento para melhorar a produção agrícola no Brasil, a sustentabilidade no campo e a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou. Clique aqui para ouvir a declaração na íntegra.

A viabilização da rádio web foi possível com a união de diferentes áreas da RNP. “Ouvimos a necessidade do cliente e criamos uma solução que foi disponibilizada em 53 dias. Nesse tempo, elaboramos o plano de atendimento, adequamos o portal de vídeo digital da RNP para suportar a transmissão de canais de rádio web, fizemos testes e integramos a solução à plataforma do cliente. Destaco a participação do Christian Miziara, responsável por esta cooperação; do Jean Carlo Faustino, como gestor dos serviços integrados ao Video@RNP; do Marcelino Cunha, do Tiago Araújo e do João Macaíba. Escolhemos essa equipe enxuta e multidisciplinar, aproveitando o conhecimento da cada área, para otimizar e acelerar a entrega”, explicou o diretor-adjunto de Serviços, Luiz Coelho, que acrescentou que a RNP registrará a avaliação dos usuários, para estimar a transição desse modelo para serviço experimental.

O diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho, parabenizou todos os participantes dessa iniciativa. “O projeto foi pioneiro e implementado em tempo recorde. Parabéns a todos pelo resultado! É esse o espírito de equipe que devemos cultivar e desenvolver na RNP, para gerar cada vez mais resultados com agilidade para os nossos clientes”, cumprimentou.

Parceria de futuro

Essa parceria entre a RNP e a Embrapa foi formalizada em 2016, por meio do 12º termo aditivo, em que a instituição passou a cooperar com o Programa Interministerial RNP (PI-RNP). “O trabalho conjunto teve como foco inicial a implementação de serviços avançados da RNP, ações de capacitação, além de conexão em alta capacidade nas unidades da Embrapa”, afirmou o diretor-adjunto de Soluções, Antônio Carlos F. Nunes. E esse é só o começo.

“Além da rádio, deverá ser disponibilizada, em breve, a TV da Embrapa, que usará a mesma tecnologia da rádio web e também se integra ao Portal de Vídeo da RNP. Estamos trabalhando para que a parceria da RNP com a empresa se torne perene e com vistas a atender não apenas à comunidade de pesquisa ligada à Embrapa, mas também toda a sociedade. Para este ano, prevemos ainda a implementação do eduroam, do fone@RNP em outras 15 unidades, do Mconf e de ações ligadas à segurança e preservação dos dados de pesquisa da empresa”, destacou o gerente de Soluções responsável por essa cooperação, Christian Miziara.