Documentário sobre a situação carcerária é exibido pelo projeto Cinemas em Rede

Categoria
- 11/05/2018

O projeto Cinemas em Rede traz, para exibição, o documentário Central, dirigido por Tatiana Sager e inspirado no livro “Falange Gaúcha”, de Renato Dornelles. A exibição será feita, simultaneamente, para sete universidades públicas do Brasil, no dia 17 de maio (quinta-feira), às 19h. A entrada é gratuita.

O longa-metragem foi premiado em 2016 como melhor documentário no festival Festin, em Portugal, e no Prêmio dos Direitos Humanos de Jornalismo. “O filme retrata, de forma crua, a realidade presenciada na unidade carcerária Central, que é considerado o maior e pior presídio brasileiro, localizado em Porto Alegre”, relata Tatiana Sager, diretora do filme.

Foi por meio da cobertura de motins de presos que Tatiana conheceu Renato Dornelles, responsável pelo livro que serviu como base para o documentário. Em 2008, a diretora solicitou os direitos autorais da publicação para a produção do longa, no qual Dornelles assinou como co-diretor. Anteriormente, ambos haviam trabalhado juntos no curta de nome similar, lançado em 2012.  

A sessão contará, ainda, com debates após a exibição do filme. Farão parte da conversa a cineasta Tatiana Sager, o escritor Renato Dornelles, a juíza da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, Sonáli da Cruz Zlohan, e a coordenadora da Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS, Giancarla Brunetto, participando da Sala Redenção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já no Cine Arte UFF, da Universidade Federal Fluminense (UFF), estará à frente do debate, Elionaldo Fernandes Julião, professor adjunto da universidade e pesquisador da situação carcerária.

Além do Cine Arte UFF e da Sala Redenção, participam da exibição as seguintes instituições conectadas pelo Cinemas em Rede: Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia - UFBA), Cine UFG (Universidade Federal de Goiás - UFG), Cine Metrópolis (Universidade Federal do Espirito Santo – UFES), CineUFSCar (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar) e Cine UFPel (Universidade Federal de Pelotas - UFPel).

A transmissão é resultado do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que conecta os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos entre as salas.

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede: http://www.cinemasemrede.rnp.br