Diretores de TIC de universidades da América Latina reúnem-se em Buenos Aires para o Tical 2016

Categoria
- 13/09/2016

Entre os dias 13 e 15/9, os diretores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de universidades da América Latina estarão reunidos na sexta edição da conferência Tical, que acontece este ano em Buenos Aires. O objetivo é promover um espaço para troca de conhecimentos e experiências, com o intuito de estabelecer conexões entre as instituições e estimular a colaboração entre diferentes países.

Como em anos anteriores, as sessões do Tical serão transmitidas ao vivo por streaming. As cinco principais serão conduzidas pelos convidados internacionais Olaf Kolkman (Holanda), Silvio Meira (Brasil), Maria Elena Chan (México), Antonio Rivas (Brasil) e Marc Hoit (Estados Unidos).

Além da programação principal, o Tical 2016 terá também workshops paralelos, onde serão apresentados os trabalhos selecionados pelo comitê de programa. Ao todo, 163 trabalhos foram submetidos para fazer parte da conferência e 49 deles foram selecionados. O Equador foi o país que mais teve propostas escolhidas para integrar a programação, com nove trabalhos.

Segundo a presidente do comitê de programa do Tical e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jussara Musse, a cada ano o Tical cresce em importância e recebe maior participação das universidades. “Queremos que todos os colegas participem do Tical para expandir sua rede de relacionamento, conhecer novas experiências e desfrutar de Buenos Aires”, convida.

A sexta edição do Tical é uma realização das redes acadêmicas da América Latina (RedCLARA) e da Argentina (InnovaRed). Para mais informações, acesse o site da RedCLARA.

Fonte: RedCLARA