Diretor-adjunto da RNP e professor da UFRGS recebe prêmio do IEEE

O diretor-adjunto de gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP e professor do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lisandro Zambenedetti Granville, recebeu da IEEE Communications Society (ComSoc) o Prêmio Salah Aidarous 2022. O anúncio foi realizado durante o IEEE/IFIP Network Operations and Management Symposium (NOMS 2022), no dia 28/4, em Budapeste, na Hungria.

O Prêmio, que carrega o nome do coordenador do NOMS 2004, é concedido a pesquisadores com incessantes serviços e dedicação à comunidade de gerência e operação de redes de computadores. A premiação seleciona indivíduos por suas contribuições excepcionais à área.

Lisandro Granville atribui o reconhecimento aos muitos anos contribuindo com a comunidade na organização de eventos, participação em projetos de pesquisa e intercâmbio de alunos de pós-graduação. "Os outros premiados com o Salah Aidarous (que tive o privilégio de conhecer no NOMS 2002) são pesquisadores que eu admiro e sempre me inspiraram; nunca passou pela minha cabeça um dia ser agraciado também. Por isso, fiquei muito honrado com o prêmio”, declarou o acadêmico.

Sobre Lisandro Granville

Conselheiro e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor titular do Instituto de Informática da UFRGS.

Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, desenvolvendo esforços de pesquisa em gerenciamento de rede há mais de 20 anos. Mais especificamente, seus principais interesses de pesquisa incluem redes definidas por software (SDN), virtualização de funções de rede (NFV), consolidação da Internet, neutralidade de rede, monitoramento de tráfego, IA/ML para gerenciamento de rede e segurança cibernética.

Sobre o IEEE

Criado em 1884, nos E.U.A., o IEEE é uma sociedade técnico-profissional internacional com sede em Nova Jersey, dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação.

O IEEE congrega mais de 410 mil associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 160 países.

É dirigido por um Board of Directors, e por um Executive Commitee. Compõe-se de 10 Regiões, 39 Sociedades Técnicas, 7 Conselhos Técnicos, e por aproximadamente 1850 Society Chapters e 342 Seções.

Para saber mais sobre o IEEE, acesse o site: https://www.ieee.org.br/.