Demonstração testa tráfego internacional por redes definidas por software

Categoria
- 15/03/2016

No dia 15/3, durante o evento Open Networking Summit, nos Estados Unidos, a RNP, a AmLight, que opera os links internacionais entre EUA e América Latina, e outras redes acadêmicas realizaram uma demonstração utilizando o ONOS (Open Network Operating System), um testbed global para experimentos em redes programáveis.

O ONOS é um sistema operacional de código aberto que integra, em uma plataforma única, duas tecnologias de ponta em gerenciamento de circuitos: Redes Definidas por Software (SDN, em inglês) e NFV (Network Functions Virtualization). O efeito dessa integração separa o comando da rede da infraestrutura física e virtualiza suas funções, permitindo maior escalabilidade, disponibilidade e desempenho de rede.

O objetivo da demonstração foi testar uma aplicação específica do ONOS, o SDN-IP, que dá suporte à interoperabilidade entre o roteamento tradicional por IP e o tráfego distribuído utilizando o protocolo Openflow. Participaram do experimento a RNP, a RedCLARA, a CaribeNET, as redes acadêmicas de São Paulo (ANSP), do Chile (Reuna), da Austrália (AARNet), da Europa (Géant) e da Coreia do Sul (Kreonet), o ponto de troca de tráfego acadêmico em Miami (Ampath) e a Universidade Nacional Chiao Tung, de Taiwan.

Os experimentos foram transmitidos em vídeo e estão disponíveis no site do projeto ONOS. Confira também o mapa online dos status das redes.