Defesas de dissertação na sala de Telepresença

Categoria
- 26/03/2015

Nos dias 23 e 3/3, a sala de Telepresença da RNP Brasília sediou defesas de dissertação de mestrado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Os dois eventos contaram com participação remota de professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), no dia 23/3, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 3/3

 O professor orientador dos trabalhos e subchefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB, Fabio Iglesias, tomou conhecimento do serviço através de um colega da universidade, que recomendou o uso da tecnologia dada a dificuldade na obtenção de recursos institucionais para viabilizar a vinda de membros externos para bancas de defesa de mestrado e doutorado.

“Antes da primeira banca, recebemos previamente da RNP uma explicação detalhada sobre os recursos disponíveis e as informações necessárias para o colega que participou nas dependências da Superintendência de Informática da UFRN em Natal. A conexão foi de ótima qualidade e não tivemos problemas técnicos. No dia 23/3, o colega da PUC-Rio usou o Real Presence em seu próprio desktop, por sugestão da RNP, o que se mostrou a melhor solução.”, explicou Iglesias.

Para ele, “foi uma boa solução na impossibilidade da presença dos colegas das outras universidades, o que tornou as defesas ainda mais públicas do que sua tradicional versão presencial, pelo registro audiovisual e sua posterior disponibilização na internet”.

Atualmente dotado de nove salas distribuídas por seis unidades da federação, o serviço de Telepresença possui áudio e vídeo de alta qualidade, além de um ambiente customizado, que viabiliza uma experiência mais imersiva ao usuário do que uma videoconferência tradicional.

“Temos grande demanda por isso na UnB, para diversas atividades que incluem não somente defesas de mestrado e doutorado, mas reuniões com colegas no exterior e workshops que podem unir virtualmente parceiros em diferentes locais”, garantiu o professor.