CTIC promoverá webinar sobre computação em nuvem em parceria com ESR e MCTIC

- 17/08/2018

Especialistas de projetos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC/RNP) estarão em um webinar sobre computação em nuvem promovido em parceria com a ESR e apoio do MCTIC, no dia 4/9 às 15 horas. O tema escolhido para o primeiro Webinar CooperaTIC foi ‘Projetos de cooperação internacional em nuvem de computadores’.

Além de aspectos da experimentação intercontinental em infraestruturas e serviços em nuvem globais, durante o webinar serão abordadas algumas questões críticas deste tipo de serviço que ainda necessitam de aprimoramento, como segurança e privacidade, nuvens confiáveis, agrupamento de recursos, gestão e rastreabilidade de dados, virtualização e sistemas híbridos.

“Embora a computação em nuvem já seja um paradigma global na prestação de serviços de TI em todos os setores da nova economia digital, muito ainda precisa ser desenvolvido. O objetivo deste webinar é colocar especialistas que estão na fronteira da pesquisa sobre o assunto para compartilhar resultados e promover a troca de ideias”, explica o coordenador de projetos do CTIC/RNP, Marcelo A. Marotta.

Para acompanhar o webinar, acesse https://esr.rnp.br/webinar/ctic-nuvem.

Saiba mais sobre os projetos de nuvem no CTIC

Os convidados para ajudar a conduzir o webinar são representantes de três projetos que abordam a computação em nuvem no âmbito da 3ª e 4ª chamadas de cooperação internacional Brasil e União Europeia: EUBra-BIGSEA, ATMOSPHERE e EUBrasilCloudFORUM. 

O EUBRA-BIGSEA  (Europe-Brazil Collaboration of Big Data Scientific Research through Cloud-Centric Applications) desenvolve uma infraestrutura de computação em nuvem para a análise de big data e aplicações para cidades inteligentes.

O ATMOSPHERE (Adaptive, Trustworthy, Manageable, Orchestrated, Secure, Privacy-assuring Hybrid, Ecosystem for Resilient Cloud Computing) tem o objetivo de criar uma plataforma para desenvolvimento e implantação de aplicações confiáveis e seguras em ambientes de computação em nuvem.

O EUBrasilCloudForum é uma iniciativa de disseminação e gestão do conhecimento que criou um fórum de discussão para as organizações do Brasil e da Europa envolvidas em pesquisa e desenvolvimento na área.

Convidados do Webinar

                             Francisco Vilar Brasileiro

[[{"fid":"28343","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"height":"2896","width":"3096","style":"width: 120px; height: 112px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]Professor titular do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, onde desenvolve suas atividades desde 1989. Em 1995, ele recebeu o título de PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Newcastle upon Tyne (Reino Unido). Suas pesquisas estão centradas na grande área de sistemas distribuídos, particularmente no projeto, desenvolvimento e operação de infraestruturas computacionais distribuídas (grids, clouds, etc.), com foco em dar suporte a atividades de e-ciência. O professor Brasileiro tem mais de 20 anos de experiência na coordenação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alguns deles financiados pela RNP. Ele publicou mais de 200 artigos científicos em anais de congressos e periódicos. É membro da Sociedade Brasileira de Computação, da IEEE Computer Society e da ACM. 

 

 

Priscila Solis Barreto

[[{"fid":"28345","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"height":"1640","width":"1480","style":"width: 120px; height: 133px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]Possui graduação em Engenharia de Sistemas, Informática e Computação pela Universidade Francisco Marroquin de Guatemala com posterior estágio de aperfeiçoamento em protocolos de redes no DIST (Dipartamento de Informatica, Sistemistica e Telemática) da Universitá degli Studi di Genova, Itália., Especialização em Redes de Computadoes, pela PUC-Goiás, mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado na linha de concentração em Telecomunicações em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2007). Tem atuado profissionalmente na área de informática em diversas empresas privadas e públicas. É membro da SBC e Secretária Regional da SBC no Distrito Federal. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de tráfego, planejamento de redes, tecnologias de redes, redes de computadores, sistemas distribuidos, protocolos de comunicação e avaliação de desempenho.

 

 

Wagner Meira Junior

[[{"fid":"28344","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"height":"3712","width":"3456","style":"width: 120px; height: 129px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]Wagner Meira Jr. é professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Wagner é PhD em Ciência da Computação pela University of Rochester (1997), além de mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993 e 1990, respectivamente). Atualmente Wagner é pesquisador em produtividade do CNPq (nível 1B) e sub-coordenador do INCT-Cyber - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada. Publicou mais de três centenas de artigos em periódicos e conferências de impacto e é co-autor do livro Data Mining and Analysis - Fundamental Concepts and Algorithms, publicado pela Cambridge University Press em 2014. Seus interesses de pesquisa são em sistemas paralelos e distribuídos, em particular na sua escalabilidade e eficiência, variando de sistemas massivamente paralelos a plataformas baseadas na Internet, e em algoritmos de mineração de dados, sua paralelização e aplicação em áreas como recuperação de informação, cibersegurança e governança eletrônica.