Conheça os projetos selecionados pelo Edital de P&D da RNP em 2019

- 06/05/2019

A RNP anunciou os projetos selecionados pelo seu Edital de Programas de P&D em 2019 durante a 20ª edição do Workshop RNP (WRNP), realizada junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), em Gramado (RS).

Ao todo, a chamada recebeu 66 propostas submetidas pela comunidade acadêmica, 50% delas com a participação de startups. Cinco temas foram contemplados: Gestão de Identidade, Monitoramento de Redes, Cibersegurança, Infraestruturas Aplicadas a Campi Inteligentes, TICs Aplicadas à Educação e TICs Aplicadas à Saúde.

Dessas propostas, foram selecionados oito Grupos de Trabalho, com a coordenação acadêmica das universidades federais da Paraíba (UFPB), Campina Grande (UFCG), Juiz de Fora (UFJF), Espírito Santo (Ufes), Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Estado do Ceará (UECE).

Seis desses projetos têm a participação de startups: Vixsystem, Mconf Tecnologia, Earl Sec, BrainyIT, Dynavideo e Smartiks.

Confira a lista completa:

  • GT-V4H: Vídeo Síncrono para Teleconsultoria, Teleconsulta e Telediagnóstico em Telessaúde.

Coordenação: UFPB

Startup: Dynavideo

  • GT-ISESC: Infraestruturas seguras e escaláveis para Smart Campi

Coordenação: UFCG

Startup: Smartiks

  • GT-eHealthSYS: Classificação de Doenças e Prevenção de Sepse em Ambiente Seguro de Nuvem usando Inteligência Artificial

Coordenação: UECE

  • GT-Localysa: Localização e controle do cão guia robô Lysa

Coordenação: UFES

Startup: Vixsystem

  • GT-SADI: Sistema de Análise de Dados para Serviço eduroam

Coordenação: UFJF

  • GT-RecMEM: Recomendação de Mídias Educacionais no ambiente Moodle

Coordenação: UFJF

Startup: BrainyIT Solutions

  • GT-Periscope: Predição de Ataques DDoS por Meio da Identificação Precoce de Botnets

Coordenação: UFPR

Startup: Early Sec

  • GT-Videocolaboração: Unificação de serviços de videocolaboração

Coordenação: UFRGS

Startup: Mconf Tecnologia

Os projetos submetidos ao Edital de Programas de P&D da RNP em 2019 foram avaliados por um Comitê de Seleção formado por 12 membros da RNP, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo (LARC/USP) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Saiba mais sobre o edital.