Conheça os cursos do SCI 2014

Categoria
- 01/09/2014

A 20ª edição do Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) da RNP será realizada em Belo Horizonte (MG), entre 20 e 24/10. O evento é dirigido aos 27 Pontos de Presença (PoPs) da RNP em todo o país e a profissionais de Tecnologia da Informação das organizações usuárias da rede Ipê. Assim como ocorreu na edição anterior, no SCI 2014, serão oferecidos cursos inéditos e rápidos (carga horária de 20 horas) e que tratam de temas atuais do universo de TIC e de redes. Confira abaixo as opções oferecidas este ano:

Armazenamento em nuvem com Openstack

Instrutor: Guilherme Maluf Balzana

O curso tem por objetivo realizar a capacitação de profissionais de TI para operação e suporte ao sistema de armazenamento em nuvens da plataforma Openstack.

Conhecimentos obrigatórios: É desejável que o aluno tenha experiência com configuração de sistemas operacionais GNU/Linux e com interpretadores de linha de comando (shell).

Conhecimentos desejáveis: Não são necessários outros conhecimentos.

Serviço ICPEdu

Instrutor: Jean Everson Martina

O projeto ICPEdu tem como objetivo implantar um serviço de geração de certificados digitais para a comunidade de pesquisa e ensino, visando ao seu uso para autenticação, assinatura digital e cifração, através de uma infraestrutura de chaves públicas com uma Autoridade Certificadora (AC) Raiz e ACs institucionais em cada instituição usuária do serviço. Esse curso visa à capacitação de pessoas que participarão da implantação da Infraestrutura de Chaves Públicas Acadêmica em suas respectivas instituições, da integração entre ICP e Federação e/ou pessoas interessadas em ICP e Identidades Digitais. Ao final do curso, o aluno conhecerá os fundamentos necessários para o estabelecimento e manutenção de uma ICP e/ou Autoridade Certificadora (AC) intermediária, assim como da sua integração com o ambiente federado.

Conhecimentos obrigatórios: Noções de redes de computadores e instalação de pacotes em Linux.

Conhecimentos desejáveis: Noções de criptografia, de documento eletrônico e configuração de serviços web.

DMZ Científica: Infraestrutura de suporte para aplicações de eCiência

Instrutor: Fernando Frota Redígolo

O Science DMZ, ou Zona Desmilitarizada Científica, é uma proposta de arquitetura de rede que visa criar uma área segregada da rede interna do campus, próxima ao roteador de borda, proporcionando um ambiente otimizado para transferências de dados sem sofrer limitações no desempenho causadas por firewalls de segurança da rede interna. O conceito do Science DMZ é originário da ESnet (http://fasterdata.es.net) que descreve uma proposta para criação de um segmento especializado da rede de um laboratório ou campus, especializado para a computação científica de alto desempenho, com políticas e configurações diferenciadas das existentes na rede de produção, localizada próxima ao perímetro da rede e que suporte o uso de aplicações científicas de banda larga. O objetivo desse curso é disseminar melhores práticas para implantação dessa proposta de arquitetura, bem como os desafios impostos pelas aplicações de eCiência para as redes atuais.

Conhecimentos obrigatórios: Conceitos sobre arquitetura e redes de computadores; conceitos de administração de servidores Linux; familiaridades com ferramentas Unix.

Conhecimentos desejáveis: Conhecimento da arquitetura da rede da instituição (ex: conexão com PoPs, firewalls, etc.); programação em shell script.

Fundamentos de MPLS e VPN de camada 3

Instrutor: Adilson Aparecido Florentino

O curso prepara o aluno para implementar a tecnologia MPLS no backbone de redes corporativas, com foco na criação e oferecimento de serviços de VPN de camada 3 a empresas clientes.

Conhecimentos obrigatórios: Fundamentos de redes de computadores e endereçamento IP.

Conhecimentos desejáveis: Implementação BGP em um backbone IP.

Implementando uma infraestrutura de rede segura

Instrutores: Júlio Henrique Conceição e Italo Valcy

O curso abordará as principais ferramentas, métodos e boas práticas para implantação de uma infraestrutura de rede segura. Baseado em ferramentas Open Source, o curso tem abordagem prática, abrangendo implementação, configuração e otimização das soluções de forma integrada. Ao final do curso, o aluno será capaz de implementar soluções de segurança de forma rápida e eficiente, combinando-as com o cenário atual de sua instituição, ou ainda, criando uma nova infraestrutura.

Conhecimentos obrigatórios: Conhecimento básico de segurança da informação e sistemas; conhecimento básico de arquitetura TCP/IP; funcionamento de sistemas operacionais.

Conhecimentos desejáveis: Conceitos básicos de criptografia; noções básicas de roteamento; noções de edição de texto e execução de comandos no modo terminal (Linux).

Implementando um ETIR/CSIRT

Instrutor: Yuri Alexandro da Silva Ferreira

O curso apresenta os passos para a criação, formação e operação de uma Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT em inglês), focando no desenvolvimento das concepções de missão, a quem se destina, quais serviços podem ser desenvolvidos e como operacionalizar o seu funcionamento em termos de recursos, políticas e procedimentos. Cada aluno sairá com uma visão ampla do que deve ser feito para implantar um CSIRT na sua organização, com discussões e orientações práticas sobre os tópicos abordados.

Conhecimentos obrigatórios: Conhecimentos básicos de rede; conceitos básicos de segurança da informação; conhecimento das instruções normativas do DSIC/GSIPR.

Conhecimentos desejáveis: Conhecimento das normas da família NBR/ISO IEC 27000, conceitos de ITIL.

PDTI

Instrutor: Fabio Gomes Barros

O objetivo é desenvolver um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), de acordo com as boas práticas recomendadas.

Conhecimentos obrigatórios: Não são necessários conhecimentos obrigatórios.

Conhecimentos desejáveis: Conhecimentos básicos de TI.

COBIT5

Instrutor: Edson Kowask Bezerra

O curso apresenta a necessidade e a importância de um framework de governança de TI, a estrutura do COBI5 e como este colabora fornecendo o conceito mais atual em governança de TI. A partir do entendimento do COBIT5, o curso visa identificar na organização os processos necessários à sua implementação.

Conhecimentos obrigatórios: Não são exigidos quaisquer conhecimentos prévios para o curso.

Conhecimentos desejáveis: Planejamento estratégico, do ambiente de TI ou outro equivalente.

Tags