Congresso da SBC recebe propostas de experimentos em Internet do Futuro

Até o dia 31/3, alunos e professores de nível técnico, graduação ou pós-graduação de cursos relacionados a redes de computadores e sistemas distribuídos poderão submeter propostas de artigos que descrevam experimentos ou casos de uso para o testbed Fibre (Future Internet Brazilian Environment for Experimentation), um ambiente criado para o desenvolvimento de novas arquiteturas de internet, alternativas ao TCP/IP, e para pesquisas em Internet do Futuro.

O objetivo é selecionar artigos para o II Workshop Fibre, que integra a 37ª edição do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento será realizado no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP), entre os dias 2 e 6 de julho, com foco em alunos de graduação e pós-graduação.

O Fibre é uma plataforma que funciona como um laboratório em larga escala, proporcionando aos alunos uma experiência prática que tipicamente não é possível com o uso de softwares simuladores e recursos locais disponíveis em uma instituição de ensino. Um dos objetivos também é encorajar os professores a fazerem uso do testbed Fibre em sala de aula. Atualmente, o ambiente é formado por uma federação de 14 testbeds locais em operação em universidades e centros de pesquisa.

Os artigos para o CSBC 2017 devem ser submetidos em formato digital seguindo o modelo da SBC. Caso o artigo seja aceito para apresentação, o testbed Fibre custeará a inscrição de um dos autores no congresso.

Saiba mais no site do CSBC 2017.