Comunidade GNA conta com mais uma liderança brasileira

- 21/03/2023

No dia 14/03, foi anunciada a nova composição da equipe de liderança da GNA-G, sucessora da GLIF (Global Lambda Integrated Facility) como colaboração internacional de redes de ensino e pesquisa. O engenheiro de redes sênior Alex Moura (KAUST - King Abdullah University of Science and Technology) foi nomeado para ocupar um cargo de liderança no Global Network Advancement Group (GNA-G), com mandato de quatro anos.   

Moura se junta a outro brasileiro, o gerente técnico da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), Marco Teixeira, também nomeado para ocupar um cargo de liderança no Global Network Advancement Group (GNA-G), com mandato de quatro anos, em dezembro de 2021.  

“Estou honrado por ter sido escolhido entre tantos profissionais incríveis e muito experientes, e estou ansioso para colaborar com eles no futuro. Como membro do time de liderança, quero colaborar e proporcionar um ambiente de trabalho dinâmico e inspirador, onde cada membro da equipe se sinta valorizado, motivado e apoiado”, disse Moura. “Quero expressar minha gratidão a todos que contribuíram para minha jornada até aqui e me ajudaram a chegar a esta posição de liderança, incluindo os amigos, colegas e parceiros de longa data da RNP”.  

O GNA-G é uma comunidade internacional de redes acadêmicas que visa tornar as interconexões entre continentes mais eficientes para colaborações científicas globais e educação transnacional e se se reúne algumas vezes por ano. O trabalho é feito em Grupos de Trabalho e supervisionados pela Equipe de Liderança, formada atualmente por David Wilde, (AARnet - Austrália), Harvey Newman (Caltech – EUA), Buseung Cho (KISTI – Coreia do Sul), Ivana Golub da rede acadêmica da Polônia (PSNC), além de Marco Teixeira e Alex Moura.  

“Trata-se de uma excelente oportunidade para representar a América Latina e levar nossos pleitos para a comunidade internacional de forma direta”, comemorou Marco Teixeira na ocasião. Alex Moura, por sua vez, destaca estar “ansioso para trabalhar neste time internacional, compartilhando conhecimentos e experiências e, juntos, moldar o futuro do GNA-G, concretizando o seu potencial de sustentabilidade e transformador das redes acadêmicas”.  

Saiba mais sobre o GNA no site da iniciativa

Sobre Alex Moura 

Alex Moura

Alex Soares de Moura é mestre em Redes de Computadores pela Unirio (2009) e graduado em Informática pela Unicarioca (2001). Na RNP, foi gerente de P&D de Redes para Experimentações pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, coordenando projetos de ciberinfraestrutura, medições e dados abertos. Também foi revisor de projetos de inovação para o Departamento de Energia dos Estados Unidos (US DoE). Entre 2011 e 2021 foi Secretário do Comitê Técnico de Monitoramento (CT-Mon) e atualmente continua como colaborador para atividades de prospecção tecnológica e produção do relatório de visão de futuro do comitê. 

Na área de P&D da RNP coordenou projetos de pesquisa e desenvolvimento nos temas de ciberinfraestrutura, e-ciência, internet do futuro, internet avançada, SDN, testbeds, análise e medições de desempenho de rede, inteligência artificial e aprendizado de máquina, segurança da informação, detecção de anomalias e IoT. Foi coordenador de pós-graduações no Instituto Infnet e professor na Unicarioca, tendo ministrado diversos cursos para certificação Cisco CCNA.  

Participa de projetos e em comunidades internacionais como o CT-Mon da RNP, o GNA-G, ACM, IEEE, JET (NITRD), AutoGOLE/SENSE e   perfSONAR, entre outros.