Computação em nuvem

Categoria
- 27/11/2015

Nos dias 1º e 2/12, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, a RNP será uma das co-organizadoras do Cloudscape Brazil 2015, conferência internacional sobre colaboração por meio da computação em nuvem. Em sua segunda edição no Brasil, o evento é promovido pelo projeto EU-Brazil Cloud Connect e financiado pelo Programa de Cooperação Brasil – União Europeia na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O objetivo do Cloudscape Brazil é reunir representantes de instituições de pesquisa, governo e empresas para apresentar cenários e casos de uso sobre como a computação em nuvem pode contribuir para a pesquisa científica. Federalização de serviços em nuvem, aplicações científicas que demandam alta capacidade de armazenamento, o envolvimento do setor privado e as questões ligadas à privacidade dos dados são alguns dos destaques da programação.

No dia 1º/12, às 12h30, o diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton, participarão da sessão sobre experiências de uso da nuvem. Já no dia 2/12, às 14h, Stanton será um dos convidados na sessão sobre colaboração entre Brasil e União Europeia. A RNP também estará presente em discussões sobre federalização de serviços na nuvem e colaboração internacional e de infraestrutura federada na nuvem para pesquisa e ciência.

A inscrição é gratuita. Saiba mais no site do evento.

;