Com mais de 105 mil chips entregues, projeto Alunos Conectados é prorrogado para 2021

- 26/01/2021

O objetivo de disponibilizar internet gratuita para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) da rede federal de todo o país continua a ser cumprido. O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o projeto Alunos Conectados até junho de 2021.

O projeto, desenvolvido em caráter emergencial devido aos impactos da Covid-19, demandava, inicialmente, a necessidade de conectividade por seis meses, período estimado para superação da pandemia. Diante do atual cenário e observando as medidas de saúde pública, o MEC e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) dão continuidade, pelo menos, até o final do primeiro semestre deste ano, na execução da iniciativa, para que esses alunos possam continuar suas atividades acadêmicas de forma remota e ter acesso aos conteúdos educacionais online oferecidos pelas instituições onde estudam. 

Até a publicação desta notícia, 105.452 chips haviam sido entregues a 87 universidades e institutos federais pelo Brasil afora. Com a decisão do MEC de estender a ação, a RNP continua atendendo, sem interrupções, os alunos já contemplados no programa e abre oportunidade para que outros estudantes que cumpram os requisitos do projeto possam ser beneficiados.

105 mil chips entregues

Vale ressaltar que os chips já entregues às IES contempladas seguem funcionando enquanto o projeto estiver vigente e não é necessário descartar ou trocar os dispositivos. Além disso, o prazo para que as Instituições de Ensino Superior que aderiram ao programa dentro do prazo estipulado pelo MEC possam solicitar chips, conforme necessidade, continua aberto. Para isso, basta que os profissionais indicados pelos reitores das IES no Termo de Adesão ao projeto enviem para o e-mail atendimento@rnp.br suas solicitações de chips, informando, primeiramente, o total de chips agrupados por unidade federativa (UF) e município, conforme as orientações descritas no Termo de Adesão.

Ao longo do primeiro semestre de 2021, o Ministério da Educação ainda realizará outra avaliação para identificar se há necessidade de estender novamente o prazo de execução da iniciativa. Além de uma resposta ágil à pandemia para continuar cumprindo o direito social à educação, assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos, de forma segura, o projeto Alunos Conectados é uma ação afirmativa do MEC que contribui para democratizar o acesso à educação, impulsionar a inclusão digital e diminuir as desigualdades no acesso a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente em áreas mais afastadas dos grandes centros, onde a oferta de internet ainda é incipiente.