Cloudscape Brazil 2017 reúne comunidade de pesquisa em computação em nuvem

- 06/07/2017

A cooperação entre o Brasil e a União Europeia para o desenvolvimento de serviços de computação em nuvem e Big Data foi o tema da programação do Cloudscape Brazil 2017, que ocorreu no dia 5/7, em São Paulo, em paralelo ao Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento foi organizado pelo EuBrasilCloudForum, projeto selecionado pela 3ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio da RNP, utilizando os fundos da Lei de Informática.

Na abertura do Cloudscape Brazil, o presidente da SBC e diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação da RNP (CTIC), Lisandro Granville, ressaltou a importância do evento para divulgar as oportunidades de colaboração com parceiros europeus à comunidade científica brasileira.

No painel sobre como maximizar o impacto da cooperação Brasil-União Europeia em TIC, o secretário de Políticas de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, citou outras iniciativas de colaboração em curso, como o projeto Diálogos Setoriais, promovido pela pasta, e a construção do cabo submarino Ellalink, entre o Brasil e o continente europeu. Segundo o secretário, é fundamental priorizar áreas de aplicação em TIC de interesse comum que representam desafios globais, como a geração crescente de dados.

Já o diretor da unidade de computação em nuvem e software da Comissão Europeia, Pearse O’Donohue, em participação remota, declarou que a colaboração em TIC está alinhada à convergência tecnológica, em áreas de interesse como Indústria 4.0, Internet das Coisas e regulamentação da telecomunicação. Além das chamadas conjuntas, Pearse destacou o interesse comum das duas regiões em start-ups, em ciência aberta (Open Science) e no ambiente de mercado (marketplace) criado pelo projeto EUBrasilCloudForum, que reúne os principais players do setor.

A programação do evento ainda teve painéis sobre os resultados de projetos de colaboração vigentes e passados, as prioridades comuns entre Brasil e União Europeia para futuras colaborações de pesquisa e apresentações de pequenas e médias empresas brasileiras e europeias sobre seus modelos de negócio relacionados à nuvem. O ambiente de experimentação Fibre (Future Internet Brazilian Environment for Experimentation), coordenado pela RNP, também foi apresentado.

Realizado no dia 6/7, após o Cloudscape Brazil, o Workshop on Cloud Networks (WCN) reuniu a comunidade de pesquisa em computação em nuvem para apresentações técnicas sobre estudos em cloud computing. Um dos principais objetivos da pauta foi formar um Grupo de Interesse Especial (SIG, em inglês) sobre o tema na estrutura da SBC. O SIG pode contar com a participação de pesquisadores da comunidade europeia especialistas em nuvem.

Segundo o coordenador de P&D do CTIC, Wanderson Paim, os eventos reforçam o compromisso da RNP em alinhar os esforços dos projetos financiados no âmbito das chamadas coordenadas para promover a cooperação Brasil-União Europeia. “A oportunidade criada com esses eventos vai além das discussões técnicas, também criando novas relações e ampliando as possibilidades de colaboração e consequente avanço no conhecimento sobre ciência e tecnologia”, declarou Wanderson.

Para mais informações sobre o Cloudscape Brazil, acesse o site do EuBrasilCloudForum.