Cinemas em Rede exibe documentário sobre a tribo indígena Guarani Kaiowá

A próxima sessão do Cinemas em Rede vai apresentar um documentário sobre a situação da tribo indígena Guarani Kaiowá, de Dourados, em Mato Grosso do Sul. O longa metragem escolhido para a exibição desta quinta-feira (19/10), às 19h, é Alma Palavra Alma, da cineasta e doutora em antropologia Delvair Montagner e do jornalista Armando Bulcão. O filme retrata a história do povo que vive na reserva, que abriga aproximadamente 13 mil indígenas de três etnias diferentes, a partir do olhar da cineasta.

Segundo Montagner, o material apresenta tristes estatísticas, como por exemplo as maiores taxas de suicídio do mundo e o maior índice de homicídio no Brasil. ‘‘Precisávamos mostrar esses números tão altos e fazer com o telespectador entendesse e refletisse com o que estava acontecendo nessa reserva, além da luta pela demarcação das terras e a busca por condições melhores para a vida dos índios’’, destaca.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC). O projeto conecta cinemas universitários à uma infraestrutura de redes feita para facilitar o acesso dos alunos a diversos conteúdos multimídia e incentivá-los ao debate. Ao final do filme, será promovido um debate com a antropóloga na unidade da Escola Superior de Redes (ESR) em Brasília, que recebe a sessão em caráter especial.

A sessão de outubro integra sete instituições no projeto: Cine UFPel (Pelotas), Cine Arte UFF (Niterói), Sala Redenção, da UFRGS, (Porto Alegre), UFBA (Salvador) e Cine Teatro Vila Rica (Ouro Preto), Cine Aruanda, da UFPB (Paraíba), e Cine UFSCar (São Carlos/SP).