Cinemas em Rede exibe o documentário premiado “Martírio” sobre as lutas dos povos indígenas

Categoria
- 13/04/2018

O Cinemas em Rede apresenta, em sua edição de abril, o premiado documentário Martírio, dirigido por Vincent Carelli, em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tita. A exibição será no dia 19 de abril (quinta-feira), às 18h, em diversas universidades públicas do país. A entrada é gratuita.

Vincent Carelli, cineasta e indigenista, é fundador do Vídeo nas Aldeias, projeto que apoia as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais por meio de recursos audiovisuais. Entre os frutos dessa iniciativa, está o longa Martírio. “No documentário, refazemos o percurso da insurgência pacífica e obstinada dos Guarani e Kaiowá pela retomada de seus territórios sagrados”, esclarece Carelli.

Premiado em inúmeros festivais e mostras no Brasil e no mundo, o documentário foi um dos destaques do Festival de Brasília em 2016, ao ganhar o prêmio do público de Melhor Filme de longa-metragem e o Prêmio Especial do Júri Oficial. O cineasta explica o enquadramento do filme, como uma forma de mostrar “o testemunho e a memória de mais de um século de massacres e da omissão ao genocídio indígena em curso no Mato Grosso do Sul”.

Após a exibição, será promovido um debate com o cineasta Vincent Carelli e a coordenadora e curadora da Vitrine Filmes, Talita Arruda, na sala de cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Participando de Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), estará o antropólogo e pesquisador sobre os Guaranis, Spensy Kmitta Pimentel e o líder Guaraní, Marcelo Wera Djekupe. Integrando também o debate, na Universidade Federal da Bahia, estará Genilson Taquari, liderança Pataxó e estudante de Direito da UFBA. As salas serão conectadas pelo serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Na sessão de 19 de abril, além da ECA-USP, participam outras instituições, todas conectadas pelo Cinemas em Rede: Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia - UFBA), Cine Metrópolis (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES), Cine UFG (Universidade Federal de Goiás - UFG), Cine Aruanda (Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Cine UFPel (Universidade Federal de Pelotas - UFPel), Sala Redenção (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), CineUFSCar (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar).

A transmissão é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Cultura (MinC) que conecta os espaços exibidores universitários à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para as salas.

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede: https://goo.gl/VB8pKg