Cinemas em Rede abre programação de 2019 com filme ‘Baronesa’

- 18/03/2019

No primeiro semestre de 2019, o projeto Cinemas em Rede terá uma programação especial dedicada inteiramente às mulheres que fazem cinema no país. Para abrir os trabalhos, será exibido na quinta-feira, 21/3, às 19h, o filme “Baronesa”, da diretora estreante Juliana Antunes, que participará de um debate após a exibição.

O longa mostra o dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram na periferia de Belo Horizonte. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia para evitar as tragédias trazidas como consequência. 

“Quando me mudei para Belo Horizonte, recebi a seguinte recomendação: eu poderia pegar quase todos os ônibus azuis, mas não deveria pegar a linha vermelha. Comecei a pesquisar mais sobre os bairros, a história deles e, por fim, entrar nos ônibus a fim de conhecer um por um. Os anos foram se passando e o interesse de tornar tal experiência em filme se consolidou na matéria de documentário na universidade. Voltei aos bairros procurando por mulheres que estivessem interessadas em participar de um filme usando um método de abordagem clássico: saí, junto com mais duas amigas (Marcela Santos e Giselle Ferreira) pregando cartazes nas ruas com os dizeres: procuram-se mulheres interessadas em fazer um filme”, conta a diretora Juliana. 

O filme já foi exibido e premiado em diversos festivais de cinema no Brasil e ao redor do mundo, em países como Áustria, França, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul, entre outros.

O evento é mais uma edição do Cinemas em Rede, iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à RNP, criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira.

Serviço:

  • Filme: Baronesa;
  • Dia: 21/3;
  • Horário: 19h.

Debate com a diretora, Juliana Antunes, após a exibição.

Para saber mais sobre o Cinemas em Rede, acesse www.cinemasemrede.rnp.br e curta o perfil Rede de Cinemas Universitários no Facebook.

Para se cadastrar na Chamada de Qualificação que se encerra no dia 22/3, acesse www.cinemasemrede.rnp.br/faca-parte.