Cinemas em Rede abre programação de 2019 com ‘Baronesa’ e grande público

- 01/04/2019

No dia 21/3, o Cinemas em Rede realizou a primeira sessão de 2019 com a exibição de “Baronesa”, da diretora, Juliana Antunes. O longa foi exibido simultaneamente em sete salas de universidades e institutos federais ao redor do país e contou com um público de 168 espectadores.

Antes de chegar à programação do projeto, o longa foi exibido e premiado em diversos festivais de cinema no Brasil e ao redor do mundo, em países como Áustria, França, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul, entre outros.

O filme conta o dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram na periferia de Belo Horizonte. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia para evitar as tragédias trazidas como consequência. 

Após a exibição, Juliana Antunes participou de um debate com os espectadores.

O evento foi mais uma edição do Cinemas em Rede, iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à RNP, criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira.

Confira a programação especial do primeiro semestre de 2019, que tem como homenageadas as mulheres que fazem cinema no Brasil.

  • 25/4 - Viajo porque preciso, volto porque te amo: 19h
  • Debate após o filme com a diretora de fotografia, Heloisa Passos.
  • 16/5 - Paraíso Perdido: 19h
  • Debate após o filme com a diretora, Monique Gardenberg.
  • 27/6 - O Lobo atrás da porta: 19h
  • Debate após o filme com a montadora, Karen Akerman.

Para saber mais sobre o Cinemas em Rede, acesse http://www.cinemasemrede.rnp.br/ e curta o perfil Rede de Cinemas Universitários no Facebook.