Cidades do sertão recebem com festa primeiros chips do Internet Brasil

- 22/12/2022

As vizinhas Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) foram as primeiras cidades do país a receber os chips do Internet Brasil, na segunda semana de dezembro. Instituído pela Lei 14.351/22, o programa é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e é executado pela RNP.

Na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, em Juazeiro (BA), a diretora Yandria Pereira traduziu a expectativa pelo início oficial do programa em um poema de cordel composto por ela: “Chegou o momento de alegria / E a tecnologia nos irradia / Facilitando nosso dia a dia / Nos auxiliando nas tarefas de rotina/ E hoje trago boa notícia / Viva, viva, viva!”, declamou ela, muito aplaudida pelos alunos. “É o programa Internet Brasil / Que vai oferecer internet de graça para você poder enriquecer o seu saber”.

O primeiro chip da Escola Dom Avelar foi para Romildo Barbosa Amarante, de 17 anos, aluno da Educação de Jovens e Adultos, atualmente cursando a V Etapa (equivalente ao 8° e 9° anos do Ensino Fundamental). “É uma sensação boa por estar sendo o primeiro, é gratificante”, comemorou o jovem, que recebeu o benefício das mãos da prefeita Suzana Ramos.

Romildo contou as dificuldades que enfrentou para estudar, principalmente durante a pandemia. “Meu acesso à internet fora da escola era muito difícil. Agora vai ajudar bastante, vai ser importante para pesquisas e trabalhos”, concluiu ele, que pretende prestar vestibular para Medicina depois que concluir o Ensino Médio. A gerente de relacionamento com clientes da RNP, Beatriz Zoss, esteve presente na cerimônia de entrega dos chips e destacou o papel da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa como facilitadora do ensino em todo o país. “Este momento corresponde à materialização do cumprimento da nossa grande missão de auxiliar a educação do Brasil. Temos procurado oferecer novas tecnologias, incentivando o desenvolvimento, a mobilidade e a aproximação do conhecimento através da conectividade”, comentou Beatriz.

Ao final do evento, Lívia Gabriele de Souza Silva, de 12 anos, correu para a pequena horta do colégio. Sentou-se em um dos canteiros para trocar o chip do seu celular pelo novo chip neutro do Internet Brasil. “Vai ser muito bom porque agora teremos internet grátis todo mês”, celebrou. Lívia quer ser astronauta e já sabe para que vai usar o acesso à internet. “Vou usar o chip para estudar sobre a NASA, os planetas, o universo, tudo isso”, explicou ela.

 

Entrega chips POC Internet Brasil

 

Do outro lado da ponte sobre o Rio São Francisco, a Escola Municipal Santa Terezinha, em Petrolina (PE), também fez festa para o início oficial do programa Internet Brasil. O ginásio ficou lotado. Antes da distribuição dos chips, o grupo de percussão da escola apresentou a música “A Carne”, de Elza Soares. Os jovens músicos foram ovacionados pelos colegas.

 

Entrega chips POC Internet Brasil

 

Michele Conceição dos Santos, 12 anos, foi uma das primeiras a receber o chip de 20Gb de dados móveis. Como o pai dela, José da Conceição, 82, cadastrou todos os seus filhos no CadÚnico do governo federal, Michele e três de seus irmãos que também estudam na Santa Terezinha tiveram acesso garantido ao benefício. Graças a uma prima, que lhe deu de presente um celular usado, Michele agora está conectada à internet pela primeira vez na vida. “Quero usar o chip para falar por mensagem com a professora, minha prima e o povo da escola”, contou ela.

Ítala Dayane Neris da Silva tem duas filhas matriculadas na Santa Terezinha. Conta que a mais nova, Lorena Karla, de 10 anos, adora ler e quer baixar livros com o novo chip. Para além dos benefícios educacionais, Ítala Dayane também diz que se sente mais segura por suas crianças agora terem uma conexão permanente à internet. “Para mim, é importante porque é uma segurança a mais. Assim consigo acompanhá-las melhor, saber se está tudo bem, se deu certo a ida para a escola”, explica ela.

A gestora da Santa Terezinha, Izolda Freitas, falou sobre as expectativas para os próximos meses, agora que 942 alunos de sua escola terão conexão à internet na palma da mão. “Espero que estejamos todos preparados para embarcar nessa tecnologia e que os alunos levem esse conhecimento para além da sala de aula. Que eles possam continuar de forma móvel estudando, porque agora a internet vai estar onde eles estiverem.”

Alunos de outras 13 escolas em Caicó (RN), Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Juazeiro também já receberam os chips. Nesta primeira etapa do Internet Brasil, conhecida como Prova de Conceito, até 10 mil estudantes serão contemplados com o benefício. 

* Fotos: Rodrigo Moura Oliveira