Carlos Afonso e Liane Tarouco passam a integrar o Hall da Fama da Internet

Pela primeira vez, a Internet Society (ISOC) homenageou dois brasileiros no mesmo ano e indicou o diretor-executivo do Instituto Nupef Carlos Afonso e a pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Liane Tarouco para integrar o Hall da Fama da Internet. Eles se juntam a outros três brasileiros que já receberam o título: Demi Getschko (2014), Tadao Takahashi (2017) e Michael Stanton (2019).

O Internet Hall of Fame acontece desde 2012, é apresentado pela Internet Society, e homenageia pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e avanço da internet. A premiação deste ano foi realizada nesta terça-feira (14/12), às 11h (horário de Brasília), com transmissão online, e reconheceu 21 indivíduos de 11 países.

Para saber mais, acesse o site do Internet Hall of Fame.

Sobre Carlos Afonso

Carlo Afonso

Participante ativo da história da internet no Brasil e atual diretor-executivo do Instituto Nupef - Núcleo de Pesquisa, Estudos e Formação, Afonso consolidou-se como um pesquisador de grande importância. Em sua trajetória, encontramos o desenvolvimento do que se tornaria o primeiro provedor de serviços de internet do país, o Alternex, e, ainda, a criação do Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.Br). Hoje, é membro do Fórum de Governança da Internet (IGF), das Nações Unidas.

Em seu discurso de posse, ele dedicou a honraria ao grupo de pessoas envolvidas em criar a primeira conexão de internet do Brasil para o exterior, durante o evento ECO-92. “Aquele mesmo grupo de pessoas envolvidas para atender a ECO-92 também recebeu o título da ISOC, como Demi Gestchko, Michael Stanton, Tadao Takahashi. Sem eles, o feito não teria sido possível”, afirmou Carlos Afonso.

Carlos Afonso também foi keynote speaker do Fórum RNP 2021. Veja a entrevista dele no canal da RNP no Youtube.

Sobre Liane Tarouco

Liane Tarouco

Doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela USP, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular na mesma instituição nas áreas de Computação e Informática na Educação. Autora de mais de 150 artigos publicados em periódicos e 290 artigos publicados em congressos, 5 livros e 40 capítulos de livros. Foi a primeira autora a publicar um livro sobre Redes de Computadores do Brasil, em 1977. 

Segundo a Internet Society, Liane Tarouco desempenhou um papel fundamental no projeto e implementação do primeiro backbone de internet do Brasil e ajudou a educar uma geração de engenheiros e especialistas em rede no Brasil e além.

 

Brasileiros homenageados pela Internet Society:

2014: Demi Getschko no Hall da Fama da Internet
2017: Representantes de redes acadêmicas são nomeados pela Internet Society (Tadao Takahashi)
2019: Michael Stanton é homenageado pela Internet Society