Capes destaca a experiência de uso do serviço de Conferência Web

- 29/03/2017

Pelo segundo ano consecutivo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ministrará os treinamentos do Portal dos Periódicos via web, pela plataforma do serviço de Conferência Web da RNP, o Mconf. Isso foi possível graças aos bons resultados de 2016, ano em que as capacitações online contabilizaram 5.600 alunos.

Com a mudança para o ambiente virtual, foi possível oferecer mais turmas e horários de treinamento e, com isso, capacitar mais pessoas, além de reduzir despesas. Para a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Capes, Elenara Chaves Edler de Almeida, nosso serviço de Conferência Web permitiu atingir de forma igualitária todas as regiões do país.

1) Como foi a experiência de uso do sistema em 2016?

Os treinamentos online foram implementados para expandir o uso do Portal de Periódicos, ampliando o número de usuários, disseminando os tipos de busca, conteúdos disponíveis e possibilidades de navegação na página. O uso da ferramenta foi muito positivo, com apontamento de pequenas melhorias por parte dos editores e instrutores do portal. Com o Mconf, oferecemos treinamentos mais eficazes, focados em cada área do conhecimento, e flexibilizamos horários, em turnos intercalados para que vários usuários pudessem participar. O principal benefício foi atingir todas as regiões do país.

2) Em 2016, teve um aumento em número de alunos em relação aos anos anteriores?

Mais de 5.600 pessoas participaram dos treinamentos online em 2016, quantidade superior a anos anteriores. Vale destacar que houve o aumento na oferta de turmas, ponto positivo para o crescimento no número de capacitados. Isso só foi possível com a utilização do Mconf, que possibilita o acesso tanto dos instrutores quanto dos usuários de qualquer lugar que estejam conectados à internet, sem a necessidade de deslocamento e sem outros custos relacionados aos treinamentos presenciais.

3) Houve mudanças no material do treinamento quando passou de curso presencial para curso online?

Os materiais foram mantidos, o que ocorreu foi a atualização dos mesmos. Os materiais didáticos, em sua grande maioria, constituem-se em apresentações de PowerPoint e folhetos explicativos, que servem para consulta posterior ou anterior ao treinamento. São arquivos que ficam disponíveis em tempo integral no Portal de Periódicos, como material de apoio, e podem ser acessados a qualquer momento.

4) Quais são as expectativas para os treinamentos de 2017?

Este ano, ampliamos ainda mais o número de turmas oferecidas diariamente, assim como o número de instrutores. O ambiente virtual permite essas ações. Assim, será possível disseminar as ferramentas de busca, os conteúdos e os serviços disponíveis no Portal de Periódicos. Esperamos aumentar consideravelmente o número de capacitados e, consequentemente, o número de acessos à biblioteca virtual da Capes.