CAFe disponibiliza nova ferramenta de integração de pesquisas científicas

- 21/08/2017

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) facilita o acesso a diferentes serviços web por meio de um único login e senha. Com apenas uma conta, o usuário cadastrado em uma das 188 instituições clientes da comunidade pode ter acesso aos serviços da sua própria instituição e aos disponibilizados pelas outras organizações participantes. O novo serviço a integrar a CAFe é o ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor (em inglês, Orcid). 

O Orcid fornece um identificador digital que diferencia um pesquisador e seus trabalhos de qualquer outro, oferecendo uma conexão automática entre ele e suas atividades profissionais. Com isso, é possível ter acesso a produções científicas de forma integrada e simples: o pesquisador disponibiliza o seu material científico para organizações que tenham interesse em financiar novas pesquisas ou que ofereçam bolsas de estudo. Desse modo, as empresas terão certeza sobre a autenticidade da produção do indivíduo, facilitando o processo de seleção.

Os pesquisadores podem ingressar na plataforma de forma gratuita. Basta aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso do serviço e seguir o passo a passo disponível na página http://orcid.org: realizar o registro, alimentar com suas informações e usar o ID no seu site, quando enviar publicações, solicitar subsídios ou em qualquer fluxo de trabalho de pesquisa, para garantir os créditos autorais.

A afiliação ao Orcid é aberta para as organizações que demonstrem interesse em fazer parte da sua comunidade. As taxas provenientes dessa admissão são destinadas para a manutenção e desenvolvimento do próprio serviço.

Clique aqui e baixe o tutorial de acesso ao Orcid no espaço ‘Serviços Disponíveis’.