Avanços em TIC são destaque de evento técnico-científico realizado pela RNP em Campos do Jordão

- 02/05/2018

Integrantes da comunidade de pesquisa estarão reunidos no Centro de Convenções de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, para a 19ª edição do Workshop RNP (WRNP 2018). A iniciativa busca ampliar a discussão sobre avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto no Brasil quanto no exterior. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de maio, junto ao 36º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), que após 21 anos volta a ocorrer no estado de São Paulo.

 Por meio de painéis e sessões técnicas, especialistas brasileiros e estrangeiros vão apontar caminhos para incentivar novas ideias e estimular futuros avanços da infraestrutura da rede acadêmica brasileira. Este ano, a programação do workshop destaca os serviços para e-Ciência, computação em nuvem, políticas de CT&I para pesquisa e inovação, além de um painel conjunto com o SBRC para debater sobre inovação.

Também serão realizadas demonstrações tecnológicas de diferentes projetos dos Programas de P&D da RNP. Entre eles, estão os Grupos de Trabalho em Serviços Avançados e Internet Avançada, as plataformas experimentais (testbeds) para inovação e as iniciativas das três chamadas coordenadas com os Estados Unidos e a União Europeia. Juntas, as três chamadas internacionais realizadas nos últimos três anos já permitiram investimentos na ordem de 53,6 milhões de reais para pesquisas. Esses projetos de cooperação técnica internacional são realizados entre instituições de ensino e pesquisa e empresas brasileiras, com parceiros de outros países.

O pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Comitê do Programa do WRNP, José Rezende, explica que o encontro vai beneficiar a comunidade acadêmica com trocas de experiências e novas perspectivas. “Ampliar o conhecimento só é possível por meio do processo da pesquisa. Com a discussão, incentivamos novas ideias sobre plataformas de redes e possíveis tendências tecnológicas em prol do desenvolvimento de novos conhecimentos”, garante Rezende.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento: wrnp.rnp.br.

Serviço:

19º Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (WRNP 2018)

Data: 7 e 8 de maio de 2018

Local: Centro de Convenções, Campos do Jordão – SP.

Link de transmissão: http://video.rnp.br/portal/transmissao/wrnp2018