Acordo entre ESR e CompTIA fortalece a formação de profissionais da área de TIC no Brasil

Um acordo firmado entre a Escola Superior de Redes (ESR), unidade de capacitação da RNP, e a Computing Technology Industry Association (CompTIA) une os objetivos estratégicos de ambas instituições ao permitir que a associação agregue conteúdo, tecnologia de ensino e certificações aos cursos da ESR, que passará a oferecer melhor estrutura em qualificação técnica profissional. Além disso, por meio dessa parceria, a ESR apoiará a CompTIA a ampliar sua atuação no Brasil.

O diretor-adjunto da Escola Superior de Rede, Leandro Guimarães, ressalta a parceria como uma oportunidade de atualização do portfólio de cursos do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Essa junção fornece à ESR a musculatura necessária para que seu portfólio de cursos esteja alinhado sem aumentar o custo operacional desta atividade por nossa equipe acadêmica. A CompTIA possui uma gama de profissionais altamente especializados que nos auxiliará nesse novo caminho”, destaca Guimarães.

A parceria será fundamental para diminuir as lacunas de vagas que não são preenchidas por falta de pessoas qualificadas. É o que aponta o gerente de Desenvolvimento de Negócios da CompTIA no Brasil, Maurício Farias. ‘‘Vamos contribuir na migração de profissionais de áreas obsoletas para áreas com alta demanda’’, diz.

A ESR oferece 50 cursos de tecnologia, divididos em sete segmentos de especialização. Os propósitos da cooperação entre as instituições são para desenvolver um novo caminho de aprendizado em computação em nuvem por meio das certificações Cloud Essentials e Cloud+. Na área de segurança da informação, os cursos serão atualizados com conteúdo integral de treinamento da CompTIA Security+. Ainda segundo Farias, no mês de novembro serão realizados Bootcamps – programas de ensino imersivo com foco nas habilidades mais relevantes de cada especialização de TI – com o intuito de contribuir ainda mais com a vida profissional de quem se especializa por meio da Escola Superior de Redes.