4ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-RN debate contexto do trabalho e ensino remotos

- 02/08/2021

Entre os dias 28 e 29/7, o Ponto de Presença do Rio Grande do Norte (PoP-RN) realizou a 4ª edição do seu Workshop de Tecnologias de Redes. Em formato 100% online, o evento teve como fio condutor a tecnologia de redes no contexto de trabalho e ensino remotos.

A abertura do encontro virtual foi realizada pelo reitor da UFRN, Prof. Dr. José Daniel Diniz Melo, pelo coordenador administrativo do PoP-RN, Prof. Dr. Sergio Vianna Fialho e pela gerente de Relacionamento com os Componentes do Sistema RNP na Federação, Cristiane Oliveira.

A programação do WTR- foi iniciada na tarde do dia 28/9, com uma apresentação do coordenador Administrativo do PoP-RN, Prof. Dr, Sergio Vianna Fialho, sobre o estado atual de implantação da primeira etapa da Infovia Potiguar. Na sequência, Francisco Sales de Lima Filho, do IFRN, trouxe uma reflexão sobre a “Resiliência em tempos e Covid: Pessoas, Negócios e TIC.

A exclusão digital, o teletrabalho e o ensino remoto durante a pandemia ganharam destaque na apresentação de Fabio Storino, do Nic.Br, que utilizou os resultados do painel TIC COVID-19 e da TIC Provedores 2020 para revelar revelam alguns dos desafios da inclusão digital no Brasil. A programação do primeiro dia foi encerrada com um painel que debateu as soluções para o ensino remoto, com participações do professor Itamir de Morais Barroca (IMD/UFRN), Eliudson Raphael (SME Natal), professor André Gustavo (IFRN) e Ana Paula Flôr (SEEC-RN).

A manhã do segundo dia de evento foi dedicada à capacitação. O novo Encarregado de Dados Pessoais (DPO, em inglês) da RNP, Yuri Alexandro, comandou um workshop sobre “Privacy by Design”, metologia criada nos anos 90 que pensa a proteção de dados dos usuários desde a concepção e planejamento do projeto de desenvolvimento de sistemas e produtos, mas cresce em relevância neste momento que a privacidade passa a ser não somente mais um diferencial de mercado, mas uma necessidade de atendimento a requisitos legais.

Pela tarde, Eduardo Barasal Morales apresentou a Cidadão na Rede, ferramenta desenvolvida pelo NIC.br para administradores de rede ensinarem a como ser um bom usuário da internet. Na sequência, André Dantas abordou os desafios e soluções encontradas pela Superintendência de TI da UFRN e Luciano Fernandes da Rocha, da área de Serviços da RNP, falou sobre a nova certificação pessoal do ICPEdu, que se trata de uma resposta à demanda da comunidade para implantação de processos digitais.

Na reta final do WTR-RN, Constantino Emiliano Loiola, da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN) apresentou as dificuldades e as soluções encontrada para o trabalho e ensino remoto na Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Eduardo B. Santos, da PicPay, destacou o crescimento dos ataques cibernéticos durante pandemia e os cuidados que os usuários devem ter e Julio Sirota, do NIC.br, encerrou os trabalhos falando sobre os impactos da pandemia nos Pontos de Troca de Tráfego do IX.br operados pelo NIC.br, tanto no curto prazo (início do isolamento social) como nos meses subsequentes.

O próximo WTR do calendário será realizado pelo PoP-RO, nos dias 26 e 27/8.

Acesse o site do evento!