24º WRNP debate e-Ciência e big data

Para dar conta do grande volume de informações sendo produzido, processado e compartilhado todos os dias, um dos maiores desafios para os gestores de institutos de pesquisa do Brasil tem sido manter de maneira adequada as infraestruturas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) voltadas para a produção científica.

O 24º WRNP vai abordar esse tema em um painel voltado para a e-Ciência, a ciência realizada de forma colaborativa por meio do uso intensivo das TICs. Com convidados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), e do SENAI/CIMATEC, o painel vai apresentar como esses e outros grandes centros de pesquisa do país estão se preparando para as demandas de projetos que envolvem e-Ciência e big data.

O diretor-adjunto de e-Ciência e Ciberinfraestrutura Avançada na diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (DPDI) da RNP, Leandro Ciuffo, ressalta o papel das redes acadêmicas no trabalho colaborativo que caracteriza e-Ciência. “Muitas vezes, esses grupos de pesquisa precisam movimentar e transferir dados entre instituições ou baixar de repositório de dados e acessar instrumentos remotamente. Nesses tipos de uso, as redes acadêmicas têm um papel fundamental. Redes acadêmicas, como a RNP, oferecem suporte e apoio, além de serviços para facilitar essa movimentação de dados. Para nós, é muito importante monitorar e saber as demandas para conseguir apoiar os pesquisadores em suas atividades.”

Ciuffo destaca ainda a importância de o debate ocorrer no WRNP. “O WRNP acontece junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), e a maioria do nosso público-alvo é de pesquisadores da área. Queremos apresentar aos pesquisadores os desafios e as demandas dos grandes centros de pesquisas. E assim, ver como a comunidade de pesquisadores pode ajudar. Tentamos fazer esse match entre o desafio do centro de pesquisa e a comunidade de pesquisa dessa área de sistemas distribuídos”, brinca o diretor-adjunto.

O coordenador de Infraestrutura de Dados de Supercomputação do INPE, Ivan Márcio Barbosa, e o líder da Divisão de Aquisição e Processamento de Dados (DAP) do LNLS, Daniel Tavares e o gerente da Área Tecnológica de HPC e Cloud, Redes & Segurança do SENAI-CIMATEC, André Dantas, são os convidados do painel, em 23 de maio, às 10h30. 

A 24ª edição do WRNP vai discutir ainda outros assuntos de ponta, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Open RAN. O evento apresentará ainda soluções desenvolvidas com apoio da RNP, como ferramentas de IA com aplicação na educação superior e tecnologias que usam o metaverso para treinar estudantes de medicina.

As inscrições para o WRNP continuam abertas! A programação principal do evento será transmitida de forma gratuita. Clique aqui para se inscrever. No site do SRBC, você também pode garantir sua vaga para o evento presencial, no hotel Royal Tulip, em Brasília.