16 mil médicos serão atendidos no projeto Web Supervisão do Ministério da Educação

- 03/05/2022

Mais saúde, mais agilidade e mais qualidade no atendimento à comunidade. O Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), do Governo Federal, é responsável por prover, emergencialmente, médicos para atuarem em Unidades de Atenção Básica à Saúde. Para isso, a qualificação e o aperfeiçoamento profissional desses médicos para o exercício das atividades de ensino-serviço, em uma perspectiva de educação permanente, é essencial.

Nesse contexto, considerando o cenário vivenciado na pandemia da Covid-19, o Ministério da Educação (MEC), que realiza a gestão e o acompanhamento do PMMB, solicitou à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) o desenvolvimento de uma solução tecnológica que auxiliasse na realização da supervisão virtual de médicos do PMMB, que antes era realizada de forma presencial. Feito!

Nessa solução, a RNP disponibiliza salas virtuais do seu serviço Conferência Web para realização das reuniões de supervisão acadêmica do programa com supervisores, tutores, médicos e equipe de apoio do MEC; promove workshops e treinamentos, além de fazer o atendimento de dúvidas, sugestões e resoluções dos usuários em relação a uso do serviço para a comunidade do Web Supervisão; faz o registro das reuniões; e consolida indicadores para análise das informações da gestão do programa.

A ideia foi colocada em prática em um projeto-piloto chamado Web Supervisão, realizado em maio de 2021, que contou com a supervisão da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 510 participantes entre tutores, supervisores e médicos. Os resultados do piloto foram tão positivos que o MEC anunciou, na última segunda-feira (2/5) a expansão nacional do projeto, que deve atender cerca de 57 instituições supervisoras, 150 tutores, 1.600 supervisores e 16.000 médicos.

O evento de lançamento do Web Supervisão contou com a participação do secretário executivo do MEC José de Castro Barreto Júnior; do secretário de Educação Superior do MEC Wagner Vilas Boas de Souza; e do diretor-geral da RNP Nelson Simões. Em sua fala, Nelson afirmou que esse lançamento coroa uma série de iniciativas da RNP tecnológicas para a saúde, como a criação da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), há 15 anos, e a conexão das Unidades de Saúde da Família, desde 2020. Especificamente sobre o Web Supervisão, Nelson comentou: “Esse projeto garante previsibilidade aos atores desse processo e dados para maior qualidade de gestão pelo MEC, o que beneficia com saúde a população”. 

Assista o evento completo:

 

 

;