Seções
Texto

Serviços Avançados

Texto

Programas temáticos

 

Com base na nossa experiência em gestão de inovação, em 2014 foram lançados dois Programas de P&D Temáticos para e-Saúde e Educação a Distância (EaD). O objetivo foi desenvolver aplicações que potencializassem a colaboração remota nessas duas áreas do conhecimento.

Texto

O programa recebeu financiamento dos ministérios da Saúde e da Educação, pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De 104 propostas recebidas, foram selecionados cinco projetos: três para educação a distância (EaD) e dois para e-Saúde

Acesse o edital

Texto

Projetos selecionados

Texto

Educação a distância

Texto
Laboratório Virtual de Atividades Didáticas em Ciências e Robótica (GT-LabVad)

Objetivo: Desenvolver um laboratório virtual para a apresentação remota de experimentos virtuais, adaptação de uma linguagem visual para crianças e disponibilização de bancadas virtuais em espaços públicos.

Coordenação: Fábio Ferrentini Sampaio (UFRJ), Leonardo Cunha de Miranda (UFRN) e Marcos da Fonseca Elia (UFRJ).

Ficha técnica

Texto
Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede (GT-REMAR)

Objetivo: Desenvolver ferramentas de autoria e de publicação para construção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA), em plataformas web, móvel e desktop.

Coordenação: Delano Medeiros Beder (UFSCAR) e Joice Lee Otsuka (UFSCAR).

Ficha técnica

Texto
Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE)

Objetivo: Desenvolver um sistema de experimentação remota, integrado a dispositivos móveis, que permita trabalhar com sistemas físicos reais através da internet.

Coordenação: Juarez Bento da Silva (UFSC).

Ficha técnica

Texto

e-Saúde

Texto
Desenvolvimento de aplicativo mobile para divulgação de informações sobre doenças raras (GT-RarasNet)

Objetivo: Criar um aplicativo e uma plataforma web, integrada a dispositivos móveis, para a veiculação de informações nacionais de tais doenças.

Coordenação: Natan Monsores de Sá (UnB)

Ficha técnica

Texto
Implementação de Questionários Inteligentes para Dispositivos Móveis - estudo de caso aplicado na avaliação da Saúde Mental de Idosos (GT-MobVida)

Objetivo: Criar questionários eletrônicos de forma fácil e intuitiva, que permita o rastreamento de doenças e planejamento do cuidado da saúde mental de idosos.

Coordenação: Magdala de Araújo Novaes (UFPE)

Ficha técnica

Texto

Depoimentos