RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Sala de imprensa 
 

Hospital da Universidade de Brasília ganha seu primeiro núcleo Rute

Unidade da Rede Universitária de Telemedicina será a 38ª do país


O Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB/UnB), ganha nesta quinta-feira, dia 14/10, seu núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que promove a integração das atividades de telessaúde no país. A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela operação da internet acadêmica brasileira.

Atualmente, 132 instituições distribuídas por todos os estados brasileiros são membros da Rute. Destas, 38 já possuem núcleos de atividades. A cerimônia começa às 15h e será transmitida por videoconferência para outras instituições integrantes da Rute e contará com a presença do diretor geral do HUB, Dr. Gustavo Romero, da vice-diretora do HUB, Dra. Elza Noronha, da diretora adjunta de Ensino e Pesquisa do HUB, Dra. Maria Imaculada Junqueira, do vice-reitor da UnB, Prof. João Batista, da secretária de saúde do DF, Dra. Fabíola Nunes, da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Ana Estela Haddad, e do coordenador da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina.

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HUB/UnB irá integrar o hospital a outras unidades de saúde do país por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico a distância.

Exemplo da integração promovida pela Rute são os Grupos de Interesse Especial (ou SIG, na sigla em inglês), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências para debater assuntos específicos. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Em todo o país, já são mais de 30 SIGs, dentre os quais o HUB/UnB está cadastrado em 18, incluindo especialidades como cardiologia, urologia e onco-ginecologia. Os principais beneficiados pela unidade Rute no HUB/UnB serão alunos, residentes e profissionais do hospital, que poderão participar dos SIGs já existentes e ter acesso a informações para pesquisa e desenvolvimento.

Sobre a Rede Universitária de Telemedicina (Rute)

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área. Na primeira fase da Rute, 19 instituições foram beneficiadas. A expansão da iniciativa foi iniciada em agosto de 2007. Hoje em sua terceira fase, a rede é formada por 132 instituições, distribuídas por todos os estados do Brasil. Existem núcleos da Rute inaugurados em hospitais universitários de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Paraná, Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba e Pará.

Sobre a RNP

Responsável pela introdução da internet no Brasil em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes. A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria com a internet mundial.

[RNP, 13.10.2010]

Contato: imprensaarrobaerreenepepontobeerre

Consulta em noticias

 


Assine o RNP Release

Lista de divulgação de notas para a imprensa (press-releases). O RNP Release é distribuído por correio eletrônico sempre que alguma nova informação relacionada à RNP é considerada de interesse público ou relevante para conhecimento dos jornalistas.