RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Sala de imprensa 
 

MEAC/UFC inaugura núcleo da Rede Universitária de Telemedicina


Nesta terça-feira, dia 27/4, às 10h, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará (MEAC/UFC), irá inaugurar seu núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A UFC é a 37ª instituição a inaugurar um núcleo da Rute, projeto que tem entre seus principais objetivos promover a integração das atividades de telessaúde no país. A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela operação da internet acadêmica brasileira. Atualmente, 132 instituições distribuídas por todos os estados brasileiros integram a iniciativa.

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da MEAC/UFC irá integrar a maternidade a outras unidades de saúde por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico a distância. Este será o segundo núcleo da Rute na UFC. O primeiro fica no Hospital Universitário Walter Cantídio.

Exemplo da integração promovida pela Rute são os Grupos de Interesse Especial (ou SIG, na sigla em inglês), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências para debater assuntos específicos. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Já são mais de 30 SIGs, que atuam em áreas como dermatologia, odontologia, padrões para telemedicina, trauma e ortopedia, entre muitas outras. A MEAC já participa dos SIGs TeleRede BLH (Banco de Leites Humanos) e Técnico Operacional, enquanto o Hospital Universitário Walter Cantídio, que coordena o SIG de dermatologia (TeleDermato), participa de outros 11 SIGs .

A cerimônia de inauguração, que será transmitida por videoconferência para outras instituições integrantes da Rute, contará com a presença do coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina, e da comunidade da MEAC/UFC.

Sobre a Rede Universitária de Telemedicina (Rute)

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área.

Na primeira fase da Rute, 19 instituições foram beneficiadas. A expansão da iniciativa foi iniciada em agosto de 2007. Hoje em sua terceira fase, a rede inclui 132 instituições, distribuídas por todos os estados do Brasil. Existem núcleos da Rute inaugurados em hospitais universitários de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Paraná, Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba e Pará.

[RNP, 26.04.2010]

Contato: imprensaarrobaerreenepepontobeerre

Consulta em noticias

 


Assine o RNP Release

Lista de divulgação de notas para a imprensa (press-releases). O RNP Release é distribuído por correio eletrônico sempre que alguma nova informação relacionada à RNP é considerada de interesse público ou relevante para conhecimento dos jornalistas.