RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Sala de imprensa 
 

DISI 2009 abre inscrições


Para conscientizar os usuários dos diversos riscos que podem ser encontrados na Internet e em outros ambientes informatizados, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP promove anualmente o Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). Este ano, o DISI terá o tema “Segurança nas Redes Sociais” e acontece no dia 2 de dezembro, na UFBA, em Salvador (Bahia).

As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas em www.rnp.br/eventos/disi/.

O DISI faz parte das comemorações do Computer Security Day, promovido em todo o mundo desde 1988. A programação, que será divulgada em breve, incluirá palestra de especialistas, debates, quiz sobre segurança, apresentações e diversas outras atividades. O evento será transmitido ao vivo no site do DISI.

Dia Internacional de Segurança em Informática 2009

Tema: Segurança nas Redes Sociais
Quando: 2 de dezembro
Onde: Auditório João Gonçalves, Pavilhão de Aulas da Federação I, UFBA, Salvador – BA
Inscrições: no site http://www.rnp.br/eventos/disi/.

Sobre o CAIS
O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica brasileira, além de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes. Criado em 1997, o CAIS também divulga informações e alertas de segurança e participa de organismos internacionais na área.

Sobre a RNP
Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.

[RNP, 11.11.2009]

Contato: imprensaarrobaerreenepepontobeerre

Consulta em noticias

 


Assine o RNP Release

Lista de divulgação de notas para a imprensa (press-releases). O RNP Release é distribuído por correio eletrônico sempre que alguma nova informação relacionada à RNP é considerada de interesse público ou relevante para conhecimento dos jornalistas.