Realizado em 16/10, no Ibict, em Brasília, o III Encontro do Projeto Rede de Cinemas reuniu nove coordenadores do projeto Cinemas em Rede, 10 gestores de TI das instituições participantes e representantes da RNP. O intuito foi o de integrar as equipes no tocante aos requisitos necessários para garantir o sucesso das atividades, além de promover a integração e troca de experiências entre as atuais 12 instituições exibidoras.
Segundo o Coordenador do Cinemas em Rede da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Chico Daher, o maior benefício do evento é a união, já que ajuda a ampliar e melhorar os processos de um importante projeto de educação e formação de público que transcende a academia. “Essa união colabora para institucionalização do projeto e o envolvimento de todos na UFOP”, complementa Abelard Ramos Fernandes, gestor de TI da instituição.
“A gente que é da área de TI tende a enxergar apenas a rede e a tecnologia, mas na verdade o que importa é o que nossos usuários fazem com ela. O cinema é uma aplicação avançada, inovadora e interessante de colocar em rede. Nós da TI damos todo o apoio e temos trabalhado numa boa parceria com a reitoria de extensão. Nesse evento a gente vê que o principal ponto para as coisas funcionarem melhor é a comunicação, que é o que está acontecendo aqui”, opina Luiz Claudio de Araújo Mendonça, gestor de TI da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
“Desde a primeira etapa já aumentamos o número de instituições e já crescemos a capacidade de trabalho, que antes era só de exibição e agora temos um debate participativo com todos os cinemas universitários que fazem parte da rede. É importante nos reunirmos para vermos os desafios que temos para seguir em frente e o que já conquistamos”, relata Elisabete Barbosa, Coordenadora do Cinemas em Rede da UFBA.
Fruto de uma cooperação entre a RNP e o Ministério da Cultura (MinC), o projeto Cinemas em Rede conecta cinemas universitários à uma infraestrutura de redes feita para facilitar o acesso dos alunos a diversos conteúdos multimídia e incentivá-los ao debate.
Conheça mais em: http://culturadigital.br/cinemasemrede.