IFPR migra o Moodle para a nuvem da RNP e beneficia 29 mil estudantes

Home 9 Institucional 9 IFPR migra o Moodle para a nuvem da RNP e beneficia 29 mil estudantes

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) acaba de entrar para o rol de instituições que decidiram migrar a plataforma Moodle para a nuvem acadêmica da RNP, a fim de facilitar a gestão desse ambiente e garantir a qualidade de suas atividades de Educação a Distância. Além dos cursos que já eram oferecidos na modalidade a distância, com a pandemia o ensino presencial também passou a ser realizado na plataforma, que atualmente comporta mais de 29 mil estudantes e centenas de professores.

Para a coordenadora de Tecnologias Educacionais Digitais para Educação a Distância do IFPR, Carmen Sílvia da Costa, hoje o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial (AVA) do IFPR é um ambiente virtual estratégico para a realização das atividades pedagógicas e cumprimento dos objetivos da instituição. “Ele representa a possibilidade de convergência de todo o ensino na instituição, em formas conectadas de educação, mediadas por uma tecnologia que permite a superação das distâncias e um (re)pensar sobre a presencialidade dos participantes nos processos educacionais, no contexto da cibercultura”, declarou Carmen.

Segundo a diretora de Desenvolvimento de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, Kriscie Kriscianne Venturi, todo o processo de migração do Moodle envolveu um trabalho coletivo das equipes do IFPR, que com comunicação e coesão, permitiram um resultado de excelência em um tempo curto disponível.

Devido ao seu caráter estratégico, o IFPR optou pela escolha da RNP como fornecedor e parceiro para a migração e centralização do Moodle na infraestrutura de nuvem, a fim de facilitar a gestão desse ambiente. “É imprescindível contar com fornecedores e parceiros que ofereçam a eficiência, o comprometimento e a agilidade demonstrados pela equipe RNP desde o processo de migração” afirma Carmen. 

Para a gestora, este é o início do futuro dos processos de ensino e aprendizagem. “Vivemos um momento histórico, em que os profissionais e as instituições de educação estão analisando a experiência vivida durante a pandemia da COVID-19 e existe a compreensão de que os processos de ensino e de aprendizagem doravante serão híbridos”, avalia.

Sobre o IFPR

Cerca de oito anos após ser instituído formalmente, o IFPR possui 26 campi espalhados pelo estado do Paraná e continua em expansão. Atualmente, a instituição contempla cerca de 29 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. O IFPR oferece 43 cursos técnicos presenciais, 11 cursos técnicos na modalidade a distância, 20 cursos superiores presenciais, três cursos de especialização na modalidade presencial e um curso de especialização na modalidade a distância.

Sobre o Moodle

O Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Nele, é possível criar suas salas de aula online, oferecendo aos alunos um modelo flexível de aprendizado, quando e onde ele quiser.

Desde 2018, o Moodle possui integração com o serviço de Conferência Web, o que ofereceu inúmeros benefícios para os departamentos de Ensino a Distância. Por exemplo, a possibilidade de iniciar uma aula diretamente pelo Conferência Web, restringindo a participação a usuários autenticados no Moodle, o que garantiu autonomia aos professores.

*O serviço de Moodle está disponível no ecossistema do NasNuvens. Para falar com um consultor e levar essa facilidade para sua instituição, acesse nasnuvens.rnp.br.