Workshop do CT-Saúde Digital promove troca de conhecimentos visando a criação de pontes para o futuro na área

- 11/03/2021

Nas manhãs dos dias 9 e 10/3, o Comitê Técnico de Saúde Digital (CT-SD) realizou o seu I Workshop com o objetivo de compartilhar informações, conhecimento e saberes para criar pontes para a atuação do grupo na prospecção tecnológica na área.

A programação contou com uma gama variada de temas, desde o contexto da Saúde Digital no Brasil e as estratégias nacional e internacional até o modus operandi dos outros Comitês Técnicos organizados pela RNP, passando pelas pesquisas realizadas pelos membros do CT-SD e os projetos dos Grupos de Trabalho selecionados no edital de P&D que possuem interface com a saúde digital.

A abertura do encontro virtual ficou a cargo do diretor-adjunto de Relações Institucionais da RNP, Gorgonio Araújo. Ele destacou a importância do trabalho desempenhado pelo Comitê, criado em maio de 2020, dentro do contexto da pandemia da Covid-19 e do crescimento instantâneo da necessidade de utilização dos recursos oferecidos pela Saúde Digital ao redor do mundo.

“A Saúde Digital está no centro das nossas preocupações e intenções. O trabalho que o Comitê vem desenvolvendo é muito importante, é o sentido da RNP no que diz respeito ao desenvolvimento de TIC aplicada para a saúde. O desenvolvimento dessa tecnologia é de suma importância para a nossa própria comunidade reunida no sistema RNP. É muito importante para nós sabermos o caminho a partir das atividades do Comitê apontando para oportunidades de inovação. Isso significa para nós um mecanismo importante, não só para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para nossa comunidade, mas também no sentido da inovação e aplicação na a sociedade como um todo. Tudo isso levando em conta quão importante e fundamental é a Saúde Digital para os dias de hoje e daqui para frente”, ressaltou Gorgonio.

Os coordenadores do CT-SD Luiz Ary Messina (coordenador nacional da RUTE) e Paulo Lopes (especialista da Comunidade Saúde da RNP) também participaram da abertura do workshop e exaltaram o engajamento dos membros na realização do encontro.

“Nosso enorme agradecimento a todos que desempenharam função importantíssima para chegarmos ao Workshop, hoje, já dando o start na prospecção tecnologia do que poderá influenciar novas ações no Brasil e no mundo. Quando falo no mundo é poque, de fato, temos esse poder de pauta. Estamos conseguindo expandir a RUTE para a América Latina, dia 16/3 teremos o lançamento da RUTE Chile e, em maio, provavelmente, a da Colômbia. Peço que fiquem antenados aos seus parceiros nesse países para que façamos essa aproximação e possamos ter um maior desenvolvimento organizado”, afirmou Messina, complementado por Paulo. “Falando do contexto do Workshop, ele partiu da iniciativa dos próprios membros no fim do ano passado. Para que a gente possa a partir dele, desenvolver um trabalho de prospecção esse ano que e que nós nos conhecêssemos”.

Assista aos dois dias de Workshop na íntegra:

Saiba mais sobre o CT-Saúde Digital