ViaIpê é modelo em transparência na qualidade da conexão

Categoria
- 28/06/2016

O ViaIpê é uma ferramenta que permite aos usuários da rede acadêmica nacional verificar a qualidade da sua conexão em tempo real e levantar estatísticas de uso e de desempenho. Com a plataforma, é possível acessar informações como capacidade de conexão, ocupação de upload e download, latência e perda de pacotes. Com uma interface amigável, não é preciso ter conhecimento técnico para interpretar as informações e qualquer pesquisador, professor, aluno ou colaborador pode verificar como anda a qualidade da conexão do seu campus ou instituição. 

Desenvolvido pela RNP, com o apoio dos Pontos de Presença (PoPs), o ViaIpê permite que o usuário consiga avaliar a qualidade do serviço, verificar possíveis pontos de falhas para, posteriormente, comunicar erros e contribuir para a melhoria constante da conectividade de sua instituição. Para o diretor-adjunto de Engenharia de Redes e Operações da RNP, Ari Frazão, a ferramenta põe em prática a política de transparência com o usuário sobre o serviço prestado. “Uma vez que essas informações se tornam públicas, a RNP garante aos usuários a possibilidade de exercer dois direitos básicos: o do acesso à informação e o de cobrar sempre por um serviço melhor”, afirma.

A ferramenta pode ser ainda utilizada para levantar estatísticas que auxiliam nos relatórios de gestão e nas práticas de governança. “Os órgãos ligados à administração pública, a RNP e os seus Pontos de Presença conseguem utilizar esses dados para mapear instituições e regiões que precisam de um maior investimento na sua comunicação, por exemplo”, completa.