Unifesspa adere ao serviço eduroam

- 17/01/2018

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aderiu ao serviço eduroam, que dá acesso à rede sem fio segura em diversas instituições no mundo todo. O processo de implantação do serviço foi concluído na sede da universidade, que fica no campus Marabá e abriga três unidades acadêmicas. Dessa forma, os usuários dessas unidades podem se conectar ao serviço dentro da sede e fora da universidade.

O serviço implantado nas três unidades permite ainda que pessoas de outras instituições que fazem parte do eduroam possam fazer uso da facilidade da rede sem fio na universidade, usando a própria identificação e senha de acesso da instituição de origem.

A sede da Unifesspa no campus Marabá abriga sete institutos que ofertam 29 cursos de graduação, nas áreas de ciências exatas, humanas, desenvolvimento agrário e regional, geociências e engenharias, linguística, letras e artes, além do curso de Direito. A estimativa, segundo dados de 2016, é de que 930 alunos sejam beneficiados.

Conheça o eduroam

O eduroam (education roaming) é um serviço mundial de acesso seguro à internet sem fio, cujo objetivo é facilitar o roaming da comunidade acadêmica pelo mundo. Coordenado no Brasil pela RNP, o eduroam já alcança 110 instituições de ensino e pesquisa do país. No total, já são mais de 2 mil pontos de acesso ao serviço no Brasil.

Além da segurança e da mobilidade, a facilidade de uso é uma das vantagens da rede eduroam, que não requer inúmeros logins e senhas para a conexão de seus usuários. É necessário, apenas, efetuar o cadastro e configurar o computador, celular ou tablet, para detectar a rede sem fio de forma automática em qualquer instituição cliente.

Foto: Unifesspa