Unidos contra o Coronavírus: NVIDIA Enterprise oferece acesso gratuito a software de análise de DNA

- 02/04/2020

Buscando colaborar no combate mundial ao Coronavírus, a empresa NVIDIA, especializada em computação de Inteligência artificial, está disponibilizando acesso gratuito a seu programa NVIDIA Parabricks, uma suíte de software para realizar análises secundárias de dados de DNA de sequências de última geração.

As licenças de uso gratuito do Parabrick têm duração de 90 dias e estão direcionadas à comunidade científica e pesquisadores. Baseado no conhecido Genome Analysis Toolkit, o Parabricks usa GPUs para acelerar em até 50 vezes a análise de dados de sequência. Um dos principais benefícios do Parabricks é que ele foi projetado para fornecer resultados em altas velocidades e baixo custo.

Para pesquisadores que trabalham com dados de leitura longa da Oxford Nanopore, um repositório de ferramentas aceleradas por GPU está disponível no GitHub. Além disso, os seguintes aplicativos já possuem a aceleração da GPU NVIDIA integrada: Medaka, Racon, Raven, Reticulatus, Unicycler.

Os interessados precisam preencher a licença neste formulário e ter acesso às GPUs NVIDIA.

Para mais informação, visite: https://blogs.nvidia.com/blog/2020/03/19/coronavirus-research-parabricks/

Lembre-se que as Redes Nacionais de Pesquisa e Educação da América Latina estão coordenando, em conjunto com RedCLARA, diversas ações para apoiar suas instituições membro na luta contra o Coronavírus (COVID-19).

Para obter mais informações sobre os serviços gratuitos para enfrentar a situação causada pela pandemia, entre em contato com a rede nacional de seu país:

Brasil - RNP, escreva para: atendimento@rnp.br

Colômbia - RENATA, escreva para: comunicaciones@renata.edu.co

Costa Rica - RedCONARE, escreva para: info@redconare.ac.cr

Chile - REUNA, escreva para: cmunoz@reuna.cl

Equador - CEDIA, escreva para: info@cedia.org.ec

El Salvador - RAICES, escreva para: ppsanchezc@gmail.com

Guatemala - RAGIE, escreva para: marcoto@galileo.edu

México - CUDI, escreva para: cudi@cudi.edu.mx

Honduras RUNBA, escreva para: phernandez@unah.edu.hn

Uruguai - RAU, escreva para: luis.castillo@seciu.edu.uy

Fonte: RedCLARA