Unesp realiza workshop sobre tecnologia SDN

- 14/02/2017

Entre os dias 14 e 17/2, o Núcleo de Computação Científica (NCC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) realiza pela primeira vez um workshop sobre redes definidas por software (SDN, da sigla em inglês). O evento terá como foco principal o Kytos, controlador SDN desenvolvido pela equipe do centro de computação da Unesp como parte de um projeto de P&D subvencionado pela empresa Huawei, por meio da Lei da Informática. O Kytos foi apresentado pela primeira vez na conferência Supercomputing 2016, realizada em Salt Lake City (EUA), onde contribuiu para a quebra de um recorde de transferência de dados entre hemisférios, a taxas de até 97 Gb/s.

O workshop terá dois dias de palestras e discussões sobre tecnologias SDN e colaborações da Unesp com a AmLight, a rede acadêmica de São Paulo (ANSP) e a RNP. Além disso, haverá mais dois dias de atividades práticas, nos quais os participantes poderão utilizar o controlador Kytos como framework, para o desenvolvimento de novas soluções em redes.

No evento, um dos painéis discutirá a implementação de uma plataforma experimental que conectará a Unesp a alguns dos seus parceiros internacionais, como a empresa Caltech e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). O projeto, realizado em parceria com a Huawei, tem como objetivo integrar o SDN à computação em nuvem.

Segundo a Unesp, a plataforma corresponderá à implementação do conceito ‘Networked infrastructure-as-a-service’ (NIaaS), e será voltada para a experimentação prática, tendo como inspiração o projeto norte-americano ExoGENI.

Para se inscrever ou saber mais sobre o workshop, acesse a página do evento. O controlador Kytos está disponível gratuitamente em github.com/kytos.

Fonte: Unesp

Imagem: Divulgação/Unesp.

Leia mais:

Conheça as vantagens de migrar para a tecnologia SDN

Amlight compartilha experiência de implementação do SDN