UFMS e UFV são primeiras universidades federais a usarem serviço de Diploma Digital

- 20/12/2021

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) tornaram-se as primeiras Instituições Federais de Ensino Superior a emitirem e registrarem diplomas digitais para os seus cursos de graduação. O serviço utilizado é o da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), único no país homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo a UFMS, os diplomas digitais serão emitidos para todos os 1.544 formandos que colaram grau no final deste ano, em cerimônias realizadas virtualmente entre 9 e 16/12. Os diplomas físicos emitidos anteriormente a esta data seguem com a mesma validade. Já na UFV, serão registrados 800 diplomas de graduação ainda em 2021. 

Para expedir diplomas digitalmente, é obrigatório atender às diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), pois ele garante a autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. 

Segundo o gestor de TI da UFMS e coordenador administrativo do Ponto de Presença da RNP no Mato Grosso do Sul (PoP-MS), Luciano Gonda, os diplomas digitais da UFMS utilizam dois recursos da ICP-Brasil: a Assinatura com Certificado Digital e o Carimbo de Tempo. 
De acordo com Gonda, em entrevista ao portal da UFMS, o serviço de Diploma Digital utiliza técnicas de criptografia que dificultam tentativas de fraude. 

“A assinatura com o Certificado Digital da ICP-Brasil funciona semelhante a uma assinatura com firma reconhecida em cartório. A assinatura digital garante, dentre outras coisas, que a assinatura presente no documento é realmente da pessoa que nele está nomeada”, explicou Gonda à UFMS. “Já o Carimbo de Tempo é utilizado para garantir a validade do documento na data e hora em que está sendo assinado, e garantir a validade do documento por um determinado período de tempo. Tanto a Assinatura Digital quanto o Carimbo de Tempo utilizam técnicas de criptografia já consolidadas e seguras”, afirmou.

Na UFV, o reitor da universidade, Demétrius David, comemorou a entrega como um marco na transformação digital. “Ela traz benefícios para a sociedade que poderá ter acesso imediato e sem custos ao documento bem como para a estrutura educacional do país que ganha em eficiência dos seus processos e em sua governança”, declarou.

Sobre o serviço de Diploma Digital

O Diploma Digital possibilita a emissão, o registro, a validação e a preservação de diplomas digitais, em conformidade com as normas do MEC e registrados em blockchain. Além disso, é a solução escolhida pelas maiores universidades públicas habilitadas. Isso significa contar com um processo nativo e facilmente integrável, para garantir tranquilidade, segurança e agilidade na implementação e uso.

O serviço de Diploma Digital está disponível no ecossistema do NasNuvens. Para falar com um consultor e levar essa facilidade para sua instituição, acesse nasnuvens.rnp.br.

Fonte: UFMS, com informações da RNP.