Treinamentos do Portal de Periódicos da Capes passam a ser online

Categoria
- 15/02/2016

A partir de hoje, 15/2, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passa a ministrar os treinamentos do Portal de Periódicos via web. O principal objetivo é atender cada vez mais usuários da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores ou da logística necessária para se colocar usuários e multiplicadores em um mesmo local e hora.

A tecnologia utilizada será o Mconf, serviço de multiconferência desenvolvido pela RNP, com ampla capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real. Os treinamentos serão realizados diariamente, com turmas em turnos intercalados. Para evitar problemas no acesso à sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf – que será enviado para o e-mail cadastrado – pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.

As inscrições continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a área de Treinamentos do Portal. A inscrição também será imprescindível para a emissão e o recebimento do certificado de participação, uma vez que o documento ficará disponível na seção “Meu Espaço”, dentro do Portal de Periódicos.

Além da capacitação, haverá também treinamentos dos editores com os quais a Capes assina contrato. As sessões seguirão os mesmos padrões para inscrições, acessos e realização dos cursos.

Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadêmica – docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Em comparação com 2014, o número de turmas dobrou. A expectativa é de que cresça ainda mais em 2016, devido à facilidade proporcionada pelo Mconf para a prática das aulas.

Por meio da capacitação, é possível verificar o conteúdo disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira e conhecer as ferramentas de pesquisa que facilitam o processo de busca pela informação desejada no menor tempo possível. Ou seja, essa oportunidade permite aos usuários reconhecer a informação que precisam e melhorar a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação.

Mais informações em treinamento.periodicos@capes.gov.br.