Tical 2018 e 2º Encontro Latinoamericano de e-Ciência divulgam datas para submissão de trabalhos

Categoria
- 27/02/2018

A conferência Tical e o 2º Encontro Latinoamericano de e-Ciência abriram as inscrições para apresentação de trabalhos sobre o tema "Transformação Digital em Instituições de Ensino Superior, Ciência e Cultura". Os interessados devem emitir as suas propostas entre os dias 26 de fevereiro e 7 de maio.

Apesar de serem realizados conjuntamente pelo segundo ano seguido, os eventos - que ocorrerão entre os dias 3 e 5 de setembro, no Centro Internacional de Convenções e Exposições Las Américas, na cidade de Cartagena das Índias na Colômbia – têm convocatórias individuais por conta dos diferentes públicos, das temáticas propostas e, principalmente, pela abordagem da transformação digital: o Tical parte de uma perspectiva da Educação superior, enquanto o Encontro Latinoamericano de e-Ciência parte de um ponto de vista da Ciência e das Artes.

Os interessados em inscrever seus projetos no Tical 2018 devem submeter suas propostas para tical@redclara.net indicando, no assunto: Propuesta para la Convocatoria de Trabajos - Tical 2018. Quem tiver interesse em apresentar seus trabalhos no Encontro de e-Ciencia, deve enviá-los para eciencia@redclara.net indicando no assunto: Propuesta para Convocatoria de Trabajos - 2º Encuentro Latinoamericano de e-Ciencia.

Para os projetos selecionados, tanto o Tical quanto o encontro de e-Ciência arcarão com as despesas de traslado de um dos seus pesquisadores para o local dos eventos (Cartagena de Indias, Colômbia).

O 2º Encontro Latinoamericano de e-Ciência busca oferecer um novo espaço para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas áreas de Biodiversidade, Saúde Eletrônica, Meio Ambiente, Astronomia, Arte e Cultura em Rede, Humanidades e Física de Alta Energia.

Já o Tical reúne os diretores de TIC de instituições acadêmicas na América Latina. A oitava edição do evento trará resultados de experiências de implementação de estratégias e soluções de TIC nas seguintes áreas temáticas: colaboração, melhoria de processos, personalização, governança e gerenciamento de TIC, e infraestrutura e segurança. 

Para mais informações, visite http://tical2018.redclara.net ou escreva para marcela.larenas@redclara.net.