TeleUTI do InCor apoia hospitais da rede pública no combate à pandemia

- 29/04/2020

A TeleUTI é uma importante ferramenta de estudos e pesquisas clínicas que se torna ainda mais relevante durante a pandemia de Covid-19. A doença causada pelo novo coronavírus praticamente impossibilita as reuniões e conferências off-line, enquanto torna premente a troca de experiências entre médicos e especialistas.

O Centro Incor de Telemedicina e Telessaúde (CITT) foi criado em 2009 pela Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. Em 2013, inaugura sua unidade de Telemedicina e passa a integrar o grupo de hospitais da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Assim, aumentou a capacidade de realização de videoconferências a partir do Incor para outros locais do Brasil e do exterior.

As duas salas virtuais do InCor utilizam o serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e funcionam em regime 24x7. Nelas, são analisados casos clínicos, decididos protocolos, acontecem treinamentos e webinars de orientações para as equipes, que abrangem mais de 30 intensivistas distribuídos em toda a rede. Dessa forma, a TeleUTI do InCor atua como referência no tratamento da Covid-19.

O diretor do Serviço de Informática (SInfo) do Incor, Marco Antonio Gutierrez, esclarece que, durante as discussões, as informações clínicas dos pacientes são armazenadas no REDCap, um aplicativo seguro para criar e gerenciar pesquisas clínicas e bancos de dados on-line.

Embora o REDCap possa ser usado para coletar praticamente qualquer tipo de dado, ele é especificamente voltado para oferecer suporte à captura de dados off-line, colhidos na clínica, e on-line, envolvendo resultados de exames laboratoriais e parâmetros funcionais respiratórios. "Desde o início da pandemia de Covid-19, foram realizadas mais de 100 discussões de casos clínicos, bem como treinamentos para as equipes dos hospitais participantes, utilizando a infraestrutura que foi construída com o apoio da RNP", conta Marco Antonio Gutierrez.

O REDCap é mantido por uma vasta rede de colaboradores e parceiros institucionais em mais de cem países, sendo o Hospital das Clínicas uma das Instituições participantes dessa rede. Atualmente, 6 hospitais públicos do estado de São Paulo participam deste esforço da Rede TeleUTI: Mandaqui, Vila Penteado, Ipiranga, Osasco, Padre Bento e Guilherme Álvaro.

Na última sexta-feira (24/4), o Dr. Marco Antonio Gutierrez ministrou palestra no SIG COVID19 da Rute com o tema “A Experiência do InCor na Rede TeleUTI Covid19”. Os encontros ocorrem sempre na sala http://mconf.rnp.br/webconf/rute-sig-covid19-br, às segundas, quartas e sextas.