SIG Universitári@s da Saúde realiza sessão inaugural com 169 participantes

- 10/07/2020

O Grupo de Interesse Especial (SIG, no inglês) Universitári@s da Saúde, o primeiro coordenado por alunos universitários da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), realizou sua sessão inaugural na noite do dia 6/7 e contou com a presença de 169 participantes. O objetivo do SIG é familiarizar as novas gerações de profissionais, que estão em formação, com o tema saúde digital, com foco em Telemedicina e Telessaúde.

Os encontros, totalmente online e gratuitos, são realizados na primeira segunda-feira de cada mês, às 20h, com apresentação de especialistas que são referências no tema. Já fazem parte da iniciativa as instituições Unicamp, Uniube, UFU, Uepa, Ufes e UFSM. “A principal motivação do grupo é a de aprender de forma conjunta com os maiores nomes de inovação em saúde, tanto nacionalmente como internacionalmente. Esse ambiente pode propiciar uma troca entre professores e discentes que estimula a criação de programas inovadores da saúde, e utilizando as ferramentas digitais não há barreiras geográficas para que esse networking ocorra”, explica David Cirigussi Rodrigues de Paula, coordenador suplente da Unicamp.

A expectativa é que o grupo possa despertar o interesse nacional e auxiliar, também, em outras demandas de prevenção e promoção da saúde. A ideia de criar o SIG partiu do programa Orienta COVID, criado por alunos da Unicamp para orientar os pacientes em relação à Covid-19. O sucesso da iniciativa, a observação do interesse do público por inovação em saúde e a importância do tema para a saúde brasileira motivaram a criação do SIG Universitári@s da Saúde.

“Os professores têm o papel fundamental na formação dos alunos. São eles que ensinam a procederem conforme os protocolos científicos e a postura ética necessária na orientação da comunidade. E, @s universitári@s com sua disponibilidade, criação e inovação transformam o conhecimento em atuação na prática com a comunidade. Inclusive, fazendo a integração com outras faculdades, como as de ciência e engenharia da computação, na definição e no desenvolvimento de plataformas adequadas, gerando também gráficos de atendimento, conforme os protocolos”, comenta Luiz Ary Messina, coordenador nacional da RUTE.

Para universidades com cursos na área da saúde interessadas em participar, basta solicitar em Procedimento de Participação em SIG: http://url.rnp.br?RCC-SIG-Participacao.