SBC publica livro sobre videocolaboração em parceria com a RNP

- 05/01/2018

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) publicou o livro “O futuro da videocolaboração: perspectivas”, organizado pelo Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Vídeo), com a coordenação da RNP.

A publicação é resultado da chamada de trabalhos lançada para o workshop do CT-Vídeo, que ocorreu no Webmedia 2017, entre os dias 17 e 20/10 em Gramado (RS).

O livro traz uma coletânea de trabalhos sobre aplicações de vídeo dos laboratórios que fazem parte do comitê técnico, como o grupo de pesquisa design audiovisual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização (LabCine) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Laboratório de Projetos em Áudio e Vídeo (PRAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outros. “Cada capítulo apresenta uma sessão sobre a ‘visão de futuro' do respectivo laboratório”, conta o gerente de P&D da RNP, Leandro Ciuffo.

A RNP assina o capítulo com as soluções de videocolaboração oferecidas pela organização, entre elas os serviços avançados Video@RNP, Videoaula@RNP e Conferência Web, assim como o serviço experimental Multipresença e o Painel de Colaboração e Visualização. O mapeamento dessas soluções foi reunido em um pôster, que pode ser visualizado neste link.