Rute inaugura unidade na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

- 13/12/2018

Na próxima segunda-feira, 17/12, às 10h (horário de Brasília) a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) inaugura uma nova unidade em Pernambuco, a número 136 de toda a rede. O núcleo será na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e, segundo a coordenadora da unidade, Dra. Dulcineide Gonçalo, a inauguração possibilitará o aprimoramento de capacitação das equipes para levar saúde de qualidade aos municípios do interior do estado. “Poder efetuar a troca de experiência e informações entre as instituições é fundamental para contribuir na criação de um modelo de assistência médica efetiva aos pacientes mais distantes”, ressalta.

O polo ainda tem o objetivo de colaborar com conhecimentos específicos junto ao SIG em economia da saúde, área que se preocupa com os assuntos relacionados à eficiência, efetividade, valor, consumo da saúde e assistência médica. “Posso afirmar que, com o desenvolvimento desse trabalho, novos conhecimentos e práticas serão agregados para inovar no atendimento médico. Além disso, esperamos também potencializar a gestão hospitalar nas áreas de difícil acesso’’, afirma Dulcineide.

A Rute abrange mais de 50 grupos de interesse especial (SIGs) em várias especialidades e subespecialidades da saúde em com 600 sessões anuais de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas no Intercâmbio de Conteúdo Digital – Rute (ICD-Rute). As unidades de telessaúde e telemedicina são dotadas de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real, conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é um projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes – uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) e do Ministério da Saúde. Tem como maior objetivo a busca na melhoraria da qualidade no atendimento e atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS) e a promoção da teleassistência e tele-educação junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). Dessa forma, facilita o acesso e o treinamento de profissionais da saúde.

Serviço: Inauguração das unidades RUTE

  • Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE)
  • Endereço: R. Doná Maria Augusta Nogueira, 519 - Bongi, Recife – PE
  • Data: 17/12
  • Horário: 10h da manhã