RNPSeg 2021 reunirá gestores e lideranças de tecnologia para debater o novo perfil dos profissionais de segurança

- 23/11/2021

Diante das transformações impostas pelas evoluções da tecnologia e os novos hábitos que ela estimula, até quem trabalha com a própria tecnologia sente dificuldade para manter suas equipes atualizadas e prontas para a inovação. O RNPSeg, evento de segurança da informação que convida lideranças do setor para um debate franco e construtivo, colocou em pauta o desenvolvimento dos profissionais da área.

Com o tema Novo perfil de profissionais de segurança, o RNPSeg 2021 acontece hoje, às 18h30, e vem para ajudar tomadores de decisão a mapear as aptidões que colaboradores devem possuir ou desenvolver para cumprir seu papel nos novos ambientes distribuídos, seja no relacionamento interpessoal ou pela compreensão de que a própria segurança está distribuída em processos diversos da organização. Em sua terceira edição, o RNPseg será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Pandemia e computação em nuvem aceleraram transformações

Durante a pandemia, a adoção do trabalho remoto foi uma das alternativas mais viáveis para que as organizações continuassem desenvolvendo suas atividades. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre maio e novembro do ano passado, 8,2 milhões de pessoas exerceram suas atividades laborais de forma remota. O papel do profissional de segurança nesse cenário se tornou ainda mais estratégico. Embora máquinas e softwares ocupem um espaço fundamental na proteção do mundo digital, quem cria e opera essas tecnologias são os profissionais – sem eles, a tecnologia não é capaz de operar com todas as garantias esperadas por usuários, alunos ou consumidores.

Mas, para complicar esta equação, muitos apontam a existência de um gap por profissionais de tecnologia qualificados em segurança. Como, então, garantir a formação de boas ou equipes? Quando, onde e como contratar novos profissionais ou requalificar os colaboradores atuais?

O objetivo do RNPSeg é promover um espaço de interação e reflexões estratégicas sobre a segurança da informação no cenário nacional e internacional, a partir da perspectiva de gestores e executivos com grande referência na área.

As lideranças da área convidadas para debater o tema são:

  • Anchises Moraes Guimaraes De Paula, Ciber Evangelista do C6 Bank e Chanceler Supremo do Garoa Hacker Clube, o primeiro Hackerspace brasileiro;
  • Marcello Zillo Neto, Chief Security Advisor da Microsoft e autor de 2 livros de segurança em nuvem.
  • Emilio Tissato Nakamura, Diretor de Cibersegurança (CISO) da RNP e com mais de 22 anos de atuação na área de segurança e privacidade, também marcará presença no evento abordando o tema “Competências da cibersegurança”.

“Vamos aproveitar o RNPSeg para debatermos a falta de talentos de tecnologia no mercado e sobre o novo perfil do profissional de segurança da informação, que mudou muito ao longo dos anos, ressaltando as melhores maneiras de formar, contratar e reter esse especialista. Além disso, vamos falar sobre a evolução dessa área, que atualmente exige muito mais do que o conhecimento técnico, mas também o entendimento do mundo, que está em constante mudança, e da integração entre as áreas e pessoas dentro das empresas, evitando assim incidentes e vazamentos de dados”, explica Nakamura.

 

Não perca o RNPSeg hoje, às 18h30.

Defina o lembrete!