RNP realizará encontro de CSIRTs acadêmicos

- 13/12/2016

Com o objetivo de promover o diálogo e a aproximação dos grupos de resposta a incidentes de segurança em instituições de ensino e pesquisa, a RNP promoverá na próxima quarta-feira (14/12), das 14h às 18h (horário de Brasília), o 11º Encontro dos CSIRTs Acadêmicos (EnCSIRTs).

Um CSIRT (em inglês Computer Security Incident Response Team), conhecido também como ETIR (Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais), refere-se a equipes de profissionais dedicadas a receber, analisar e responder diante de incidentes de segurança envolvendo suas organizações, o que também contribui para a promoção da cultura de segurança dentro das instituições.

Atualmente, a RNP reconhece e apoia 11 desses grupos, que atuam em universidades e centros de pesquisa em todo o país. Criado em 2005, o EnCSIRTs é realizado anualmente para estimular a interação, troca de experiências, parcerias e ações colaborativas.

Este ano, a programação do evento trará uma iniciativa da iBliss, empresa especializada em segurança digital, para o monitoramento de ameaças cibernéticas em tempo real; uma análise de tráfego usando o Hogzilla IDS, sistema de detecção de intrusos voltado para o Big Data, feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); uma apresentação do grupo técnico da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre tratamento de incidentes de segurança, incluindo os processos e ferramentas mais adequados; e outra apresentação do CSIRT do Rio Grande do Sul sobre o Snort, software livre para detecção de intrusão em redes (IDS).

O evento também trará resultados obtidos ao longo do ano pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS), que atua como um CSIRT de coordenação na rede acadêmica. “Os resultados são fruto de esforços em prol do fortalecimento da segurança na rede acadêmica e de pesquisa, que serão de grande utilidade para a comunidade”, afirma a gerente do CAIS, Liliana Solha.

O evento será transmitido remotamente pelo serviço de Conferência Web pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cais. Confira aqui a programação do evento.