RNP reabre contratação de empresas para participar da Infovia 00

- 04/11/2022

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) reabriu o processo para selecionar provedores e operadoras interessadas em participar do consórcio do Operador Neutro da Infovia 00. Implantada pela RNP para conectar por fibra óptica as cidades de Macapá (AP) e Santarém (PA), a infovia tem aberturas nos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Alenquer, todos localizados às margens do Rio Amazonas.

A Infovia 00 está operacional desde julho e faz parte do Programa Norte Conectado, liderado pelo Ministério das Comunicações. Atualmente, seis empresas já integram o consórcio que opera, mantém e explora a infraestrutura de 770 km de cabo de fibra óptica subfluvial, com capacidade para levar internet de alta velocidade a cerca de 1 milhão de habitantes da região. 

Agora, a RNP vai selecionar até seis novas empresas interessadas em integrar o consórcio já formado. Se o número de participantes qualificados for maior, eles serão classificados de acordo com um sistema de pontuação previsto no termo de referência do processo, estabelecido pelo Comitê Gestor do Programa Norte Conectado. Cada consorciado tem o direito de explorar comercialmente e individualmente um par de fibra óptica do cabo por 15 anos.

Para saber mais, acesse a página da chamada.