RNP promove 3º Workshop de Medições de Redes junto à comunidade acadêmica

No dia 11/11, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará a terceira edição do Workshop de Medições de Redes, com transmissão pelo serviço de Conferência Web.

O evento é organizado pelo Comitê Técnico de Monitoramento (CT-Mon), e tem o objetivo de disseminar os avanços e progressos nessa área alcançados pela RNP, bem como aproximar e fomentar sinergias entre equipes técnicas da RNP e da comunidade acadêmica de redes nacional.

Confira os destaques da programação:

- Caracterização e Previsão de Falhas em Serviços de Conectividade: Uma Aplicação à Rede Ipê: palestrante Magnos Martinello (UFES)
- Caracterização Sócio-Temporal de Conteúdos em Redes Sociais baseada em Processamento em Fluxo: palestrante Diogo Mattos (UFF)
- Atualizações do Serviço MonIPÊ e perfSONAR: palestrante Daniel Neto (RNP)
- ViaIpê: palestrante Janice Ribeiro (RNP)
- GT-MicroMon: palestrante Rafael Gomes (UECE)
- GT-Network Borescope: palestrante Antonio Rocha (UFF)
- Monitoramento e Observabilidade para Kubernetes: Alberto Viana (RNP)
- Painel Medições e Monitoramento de redes: moderador Alex Borges (UFJF) e palestrantes Jussara Almeida (UFMG); Italo Cunha (UFMG); e Augusto Rocha (UFF).

Acesse a agenda completa do evento.

Para assistir, acesse a sala de transmissão do CT-Mon.

Sobre o CT-Mon

O Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon) foi criado pela RNP em 2011 para acompanhar os principais avanços técnico-científicos na área de monitoramento de tráfego em redes. São identificadas tendências como o uso de aprendizado de máquina (machine learning), inteligência artificial, equipamentos com suporte a plano de dados programável e o uso ampliado de serviços em nuvem e de aplicações de Internet das Coisas.