RNP passa a operar com provedores globais no fornecimento de serviços em nuvem

- 07/11/2019

Depois de uma minuciosa avaliação realizada pela equipe multidisciplinar do NasNuvens, a RNP finalizou o credenciamento de provedores públicos para a prestação de serviços em nuvem. As empresas selecionadas atenderam aos requisitos exigidos pelo processo de qualificação e, a partir de agora, estão aptas a firmarem contrato para fornecerem estes serviços e disponibilizarem suas ofertas através da plataforma do NasNuvens. 

A partir da viabilidade e interesse dos representantes de diretores de TI das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), dos Institutos Federais (IFs) e das Unidades de Pesquisa (UPs), será criada uma oferta, com critérios a serem estabelecidos. Os provedores selecionados atendem aos critérios de qualificação de disponibilidade, segurança, privacidade, conformidade, usabilidade e interoperabilidade exclusivos da comunidade de ensino superior e pesquisa.

O credenciamento de provedores globais para o NasNuvens resulta de um processo criterioso que considerou um conjunto de especificações técnicas e comerciais que permitirá à RNP ofertar soluções de Infrastructure as a Service (IaaS) para a nossa comunidade. Ao selecionarmos mais de um provedor, criamos as condições para uma oferta variada no NasNuvens que poderá facilitar a escolha dos gestores dentre as alternativas credenciadas para o nosso catálogo. Além disso, essa modalidade de contratação de serviços em nuvem desses provedores prevê redução gradual dos preços à medida que o volume de utilização siga crescendo. 

As empresas credenciadas foram: 

  • AMAZON;
  • MICROSOFT;
  • GOOGLE; 
  • HUAWEI.

Com parte da homologação deste processo, as primeiras ofertas de (IaaS) dos quatro provedores globais credenciados serão cadastradas na plataforma do NasNuvens, e estarão disponíveis para as primeiras compras assim que ela estiver operando. Os serviços em nuvem oferecidos no NasNuvens capacitam os usuários a selecionar e usar os serviços de que necessitam de uma maneira fácil, intuitiva e econômica.